Viabilizado pelo canal Curta!, o documentário 'Bruscky: Um autorretrato' faz estreia mundial na mostra competitiva do É Tudo Verdade

O artista Paulo Bruscky em cena do documentário. Foto: Divulgação/Curta!  

O documentário 'Bruscky: Um autorretrato', sobre o artista plástico pernambucano Paulo Bruscky, integra a mostra competitiva do 30º Festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, entre 3 e 13 de abril. Viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o filme faz sua estreia mundial no evento com duas sessões em cinemas do Rio de Janeiro e mais duas em São Paulo. A estreia no canal está prevista para o segundo semestre deste ano,
 
A estreia do documentário no Rio é dia 7 de abril, no Estação Net Botafogo, às 20h30. No dia seguinte, no Estação Net Rio, a sessão será às 21h. Em São Paulo, as exibições serão nos dias 9 e 10. Na quarta-feira, 9, às 20h30, no Cinesesc, na quinta, 10, na Cinemateca, às 17h.

''Esse documentário mostra que o cineasta Eryk Rocha fez uma varredura na minha VidArte em todos os seus aspectos e detalhando o EU Comigo. Ao assistir ao filme, tive uma grande emoção de me ver/vendo/pensando/agindo e mostrando que os meus dias não adiam o dia-a-dia de cada dia. Arte em trânsito e em todos os sentidos. Estando entre os setes selecionados da competição brasileira de longas metragens, já é um grande prêmio do Festival. Hoje, a arte é este comunicado'', diz o artista.

Com direção de Eryk Rocha, o filme mostra a trajetória do artista plástico Paulo Bruscky e revela a intimidade do pernambucano, investigando o processo criativo de seus trabalhos e intervenções em meio às suas memórias e seu cotidiano. A produção é da Aruac Filmes.

''Antes de artista, Bruscky é um transeunte, sujeito normal e, ao mesmo tempo, raro. A cada passo, cria um mundo novo. Me encantou na Arte-Vida de Bruscky essa energia criativa impressionante e esse entrelaçamento constante entre Vida e Arte. Sua obra é uma cosmologia poderosa e, assim como no cinema, acontece no fluxo, no acaso, na porosidade do instante e no próprio caminhar onde o processo é a obra, e a obra é a vida. Nosso filme nasce dessa dança entre esse cidadão em trânsito e um cinema vivo em pleno movimento'', afirma Eryk, que assina o roteiro ao lado de Natalia Lacerda Bruscky e Caio Lazaneo.

Sinopse:
O filme acompanha Paulo Bruscky, um dos maiores nomes da história da arte brasileira. Passando pelas reminiscências da ditadura e seus trabalhos artísticos, o pernambucano caminha pela cidade enquanto exercita seu olhar libertário e experimentador sobre o mundo, em um filme que o apresenta com toda sua profundidade, singularidade, riqueza e relevância artística. Direção: Eryk Rocha Duração: 94min

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato