Vivendo homem de fé perturbado por dúvidas e disputas de poder, Ralph Fiennes é destaque em Conclave


CONCLAVE é um filme considerado um dos favoritos a receber diversas nomeações na temporada de premiações, desde Melhor Filme até categorias de direção e atuação. Com distribuição da Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina, o longa chega aos cinemas brasileiros em 23 de janeiro e conta com um inspirado e potente Ralph Fiennes, que muito se espera que receba diversas indicações por sua atuação nos próximos meses. No último domingo (5), o ator esteve presente na cerimônia do Globo de Ouro por ter sido nomeado ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama.

A trama do longa retrata um dos eventos mais privados, secretos e, ao mesmo tempo, famosos, do mundo: a escolha de um novo papa. Dirigido pelo vencedor do Oscar® Edward Berger, responsável por “Nada de Novo no Front”, CONCLAVE tem como protagonista o Cardeal Lawrence (Fiennes) que deve conduzir este evento de escolha do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica, após o antigo falecer. É aí que ele se encontra no meio de um jogo político, no qual suas crenças e dúvidas ficarão em jogo.

Para o ator, sua prioridade era retratar os eventos da forma mais detalhada possível e isso intrigou o ator logo de primeira, tendo em vista que CONCLAVE é inspirado em um livro homônimo de Robert Harris, no qual seu personagem é um italiano chamado Lomeli e, por conta do longa ser falado em inglês e Fiennes ser britânico, Berger decidiu transformar o personagem principal em um Cardeal inglês para fins narrativos. Fiennes lembra que “meu primeiro receio era ‘será que existem Cardeais ingleses? E aprendemos que sim, há três que são, porém, por se passar na Itália, eu insisti em falar em italiano quando Lawrence discursa no conclave”.

Ralph Fiennes é um ator indicado duas vezes ao Oscar e Berger diz que “o nome dele (Fiennes) foi o primeiro que eu pensei (para escalar Cardeal Lawrence). Como ator, ele tem uma honestidade e tremenda profundidade. Mas o mais importante é que Ralph é capaz de retratar as questões interiores de um personagem melhor que qualquer outro ator. Eu penso no personagem dele como uma pessoa cuidadosa, alguém que pensa muito e nem sempre diz o que sente, então Ralph não possui muito dessas falas. Ao invés disso, ele escuta e posiciona o que pensa e sente com os olhos. Ele convida a audiência para dentro da sua confusão emocional e espiritual. É o que o torna tão atrativo de assistír”.

Quando Ralph recebeu o roteiro, ficou animado em poder trabalhar com Berger, pois havia acabado de assistir ‘Nada de Novo no Front’, além de amar o trabalho do roteirista Peter Straughan e admirar a produtora Tess Ross. Michael A. Jackman, também produtor de CONCLAVE, destaca a humanidade de Fiennes no dia a dia, “nós todos sabemos que ele é um ator talentoso. O que não sabíamos é o quão generoso ele é, como ator e colaborador. Ele nos ajudou muito no set com os outros atores e com sua própria perfomrmance”.

Além de Fiennes, CONCLAVE conta com com Stanley Tucci, John Lithgow, Isabella Rossellini, Sergio Castellito e Carlos Diehz no elenco e  teve exibições no Festival de Toronto do ano passado e, no Brasil, sua estreia foi  no Festival do Rio de 2024. Sua distribuição no território brasileiro é garantida pela Diamond Films e o longa chega aos cinemas em 23 de janeiro.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato