Foto: Globo/Divulgação |
Para os fãs de dramas urbanos, o Globoplay estreia com exclusividade neste sábado (11) o filme 'Vítimas do Dia'. Estrelada por Jéssica Ellen e Amaury Lorenzo, a história reúne brasilidade, tensão e realismo ao abordar uma noite decisiva na vida do casal Daiane (Jéssica Ellen) e Elder (Amaury), que espera o primeiro filho: Davi. Com roteiro de Dino Cantelli e direção artística de Bruno Safadi, o longa apresenta a reta final da gravidez de Daiane, que sente o desejo de comer uma fruta e pede que Elder vá ao mercado comprá-la. Já na fila do caixa, ele é atingido por uma bala perdida e um intenso tiroteio tem início nas proximidades.
Em casa, ouvindo os disparos à distância, Daiane recebe a visita da irmã, Jaqueline (Gi Fernandes). Em seguida, chega uma mensagem em seu celular com um vídeo que mostra Elder baleado. Ao tomar conhecimento do ocorrido, ela fica muito nervosa e entra em trabalho de parto. A partir desse momento, o casal entra em uma corrida contra o tempo: de um lado, o bebê pede para nascer, do outro, o seu parceiro faz de tudo para sobreviver. Terceiro longa do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, a trama conta também no elenco com nomes como Belize Pombal, Bete Mendes, João Pedro Zappa, Grace Passô, Marina Provenzzano, Aretha Sadick, Luiza Kosovski e Guilherme Piva.
Para os protagonistas, Jéssica Ellen e Amaury Lorenzo, o amor é o tema central do filme. “A Daiane e o Elder ser conectam para além dessa guerra cotidiana que a gente vive. Por mais que a situação mantenha os dois afastados fisicamente, a união que existe entre eles é muito forte e essa conexão vem do amor. Por mais que a trama retrate a violência urbana, conseguimos mostrar que o amor sustenta as pessoas para além disso”, destaca a atriz. “O Elder é um brasileiro como você, como eu, que luta simplesmente pelo direito de ser feliz e de amar. Sinto que a mensagem do filme é mostrar a realidade que acontece no Rio de Janeiro e, inclusive, oferecer a possibilidade de sobrevivência, de vivência e de que nem sempre a gente morre”, completa Amaury.
O autor Dino Cantelli endossa a perspectiva da dupla: “O filme não é só um registro do nosso drama cotidiano, ele é uma história repleta de afeto. Apesar de todas as questões envolvidas, de todos os problemas, o amor é teimoso. E é essa teimosia que faz com que o Elder lute para viver, que faz com que ele queira voltar para casa para encontrar a Daiane e o Davi”, explica. O diretor Bruno Safadi complementa: “Nós tratamos no filme das emoções mais básicas e, ao mesmo tempo, mais extremas que uma pessoa pode experienciar: a luta pela vida e a proximidade da morte. E tem também a ira, a raiva, a angústia, a ansiedade e todos os sentimentos que uma situação extrema pode despertar. São as emoções básicas da humanidade que estão presentes nessa história”.
Disponível com exclusividade no Globoplay, ‘Vítimas do Dia’ é escrito por Dino Cantelli. O filme tem direção artística de Bruno Safadi, produção de Isabela Bellenzani e direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Entrevista com o autor Dino Cantelli e Bruno Safadi, diretor artístico de ‘Vítimas do Dia’:
1 – Qual foi sua inspiração para criar o roteiro do filme?
Dino Cantelli: A ideia surgiu de duas formas, de um caso real que eu presenciei e de uma pergunta que me inquietava: em que momento a gente passou a aceitar como normal que um pai, uma mãe ou um filho saiam de casa e sejam atingidos?
2 – Como você define o filme ‘Vítimas do Dia’?
Bruno Safadi: ‘Vítimas do Dia’ é um filme de amor em um ambiente de violência urbana. Ele conta a história da Daiane e do Elder, um casal que mora no subúrbio do Rio de Janeiro. A narrativa se passa sobre a vida desse casal e das pessoas que estão em torno da história. Enquanto o Elder luta pela sobrevivência, a Daiane está em casa, prestes a dar à luz. É um filme de amor, que mostra a luta desse casal para se manter vivo e ter um filho.
3 – Como foi trabalhar com o Bruno Safadi neste filme?
Dino Cantelli: Essa é a primeira vez que trabalho com o Bruno. Ele é um diretor fantástico, que tem uma sensibilidade incrível. Na primeira reunião juntos, já tive certeza de que ele era a pessoa certa. Houve sinergia e entendimento desde o primeiro momento, pois tivemos as mesmas sensações e percepções sobre os personagens.
4 – Como foi receber o convite para dirigir o filme?
Bruno Safadi: Quando li o roteiro, achei incrível, potente e justo. Poucas horas, dois cenários e poucos personagens. É um filme que mexe com as nossas emoções. Com vários sentimentos ao mesmo tempo. Tem amor, tem risco de morte, tem drama, tem ação, tem violência, tem uma mistura de diversos gêneros do cinema no filme. Então, fiquei bem feliz com o convite.
5 – O que o público pode esperar de ‘Vítimas do Dia’?
Dino Cantelli: O público pode esperar não só um registro do nosso drama cotidiano, mas uma história repleta de afeto. Estou muito orgulhoso do resultado e acredito que fizemos um grande filme.
6 – Como foi trabalhar com nomes como: Jéssica Ellen, Gi Fernandes, Amaury Lorenzo, Belize Pombal, entre outros?
Bruno Safadi: O elenco do ‘Vítimas do dia’ foi um dos grandes presentes que eu já tive na vida. Acredito que a gente conseguiu formar, nesse filme, um grupo que é 100% espetacular. Fiquei muito impressionado, pois todos conseguiram se encaixar muito bem nos seus papéis.