Foto: Divulgação/SBT |
O ''SBT Agro'' deste domingo, 12 de janeiro, mostra como a preocupação com o bem-estar dos animais tem levado muitos produtores a procurar alternativas que sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis e lucrativas para o negócio. O público vai conhecer um projeto-piloto desenvolvido em duas fazendas leiteiras, uma no interior de São Paulo e outra em Minas Gerais, que pretende plantar 800 mudas de árvores para oferecer sombra ao gado. A espécie escolhida para o reflorestamento é o baru, uma árvore frondosa que produz uma castanha com sabor parecido com o do amendoim. A expectativa é que, com mais conforto, o gado produza mais leite, e o produtor ainda consiga uma renda extra com a comercialização das castanhas.
O programa também fala sobre a ligação direta da produção e uso de combustíveis renováveis com o campo. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e o etanol, por exemplo, é amplamente consumido desde os anos 1970. E, nos últimos anos, a produção de biodiesel tem batido recordes no país. A atração mostra que é da cana-de-açúcar, da soja e do milho que vêm estes combustíveis que, além de serem tão eficazes quanto os derivados de petróleo, poluem muito menos, têm um custo menor e ainda aumentam a vida útil dos motores.
Fotos: Divulgação/SBT |
É tempo de colheita da safra de melancia na região Sul. Suculenta, doce e refrescante, a fruta é a cara do verão. A reportagem do SBT Agro foi até um dos polos produtores do Rio Grande do Sul, onde o ciclo de produção da fruta é mais lento que no resto do país. Elas levam alguns dias a mais para ficarem no ponto para a colheita, e essa pequena diferença dá origem a melancias maiores e com polpas mais densas e doces.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.
Tags
Programação