Foto: Divulgação / EBC |
A primeira edição do programa DR com Demori em 2025 apresenta uma entrevista inédita do advogado e escritor Pedro Serrano para o jornalista Leandro Demori nesta terça (7), às 23h, na TV Brasil. O professor de Direito Constitucional comenta as ações de 8 de janeiro de 2023 e o julgamento do processo.
O conteúdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e no YouTube do canal público. As entrevistas também ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify. O DR com Demori tem horário alternativo na programação da emissora mais tarde, na madrugada para quarta (8), às 4h30.
Durante a conversa com Leandro Demori, Pedro Serrano analisa as consequências de um possível afastamento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O convidado relata não ter visto no mundo democrático uma tentativa de golpe mais extensa e intensa que a brasileira.
Para o advogado, as ações ocorridas há dois anos na Praça dos Três Poderes não foram isoladas e fizeram parte de todo um planejamento maior. Na visão de Pedro Serrano, caso tivesse sido consumado, o golpe de Estado traria muito mais violência do que trouxe o golpe de 1964 que instaurou a ditadura no Brasil.
"Você teve mais do que uma tentativa de golpe qualquer. Você teve uma organização criminosa que teve núcleos especializados no ambiente da sociedade civil, no ambiente do parlamento, no ambiente do governo, no ambiente das forças armadas, da polícia, ou seja, uma organização criminosa com especialidades e que atuou pra efetivamente tentar dar um golpe de Estado", diz.
Pedro Serrano enfatiza ainda que o afastamento de Alexandre de Moraes poderia trazer consequências desastrosas. "Se o ministro Alexandre for impedido agora, todos os juízes do Brasil que forem ameaçados por organizações criminosas vão ter que se julgar impedidos. As organizações criminosas vão escolher quem é que vai julgá-las", afirma. Sobre o julgamento do processo, o entrevistado espera que o resultado seja justo e exemplar.
Tags
Programação