CineCult, do segundo domingo de 2025, exibe o documentário 'O Prisioneiro da Grade de Ferro'

Foto: Divulgação TV Cultura

Premiado nacional e internacionalmente 13 vezes, o documentário que expõe a realidade de uma das mais memoráveis casas de detenção de São Paulo será exibido na faixa CineCult da TV Cultura, às 22h do domingo (12/1).
 
O Prisioneiro da Grade de Ferro foi produzido em 2003 por Gustavo Steinberg e pelo diretor Paulo Sacramento com o intuito de mostrar ao público como é o sistema carcerário visto de dentro, depois de 30 anos do registro feito em livro, de mesmo nome da obra audiovisual, pelo jornalista Percival de Sousa. E para isso, o local escolhido foi a Casa de Detenção do Carandiru, localizada na Zona Norte da cidade de São Paulo até o ano de 2002.

Com câmeras de vídeo na mão, alguns detentos aprenderam a documentar o dia a dia do então maior presídio da América Latina, um ano antes de ele ser desativado. Construiu-se, assim, uma imagem síntese daquilo que os jornais ainda noticiam, mesmo após 22 anos do fechamento da prisão em foco: fugas, reincidências, superlotação, rebeliões e conflitos. Dessa forma, o longa visa também promover a investigação da relação de causa e consequência do cenário de violência brasileiro, bem como a eficácia da reinserção social dos prisioneiros e o conhecimento da maneira que o homem cumpre a sua pena.
 
Sendo reexibido pela quinta vez na TV Cultura, o documentário analisa também a trajetória das cadeias no Brasil frente ao investimento estatal no setor. O filme já recebeu prêmios de Melhor Filme nos Prêmios ABD e MinC, Festival Tudo É Verdade 2003, Festival de Leeds 2004 e Revista de Cinema 2004. Além disso, foi reconhecido como Melhor Longa Documentário pelo Festival de Gramado 2003, pelo Festival de Málaga 2004 e pelo Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro/Academia de Cinema 2005. E já foi contemplado com prêmios de Melhor Diretor e menções especiais.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato