Retomada. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 06 a 12 de janeiro.
SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO
Carlota Joaquina – Princesa do Brazil (1995) (100’)
[Retomada 30 anos do cinema brasileiro]
Horário: Segunda, dia 6/01, à 0h
Classificação: 14 anos
Direção: Carla Camurati
Sinopse: Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.
TERÇA-FEIRA, 7 DE JANEIRO
Meu Tio José (2020) (90')
ESTREIA
Horário: Terça, dia 7/01, às 20h30
Classificação: 14 anos
Direção: Ducca Rios
Sinopse: Meu Tio José é uma animação que conta a história de José Sebastião Rio de Moura, um membro do movimento de esquerda “Dissidência da Guanabara”. Ele esteve envolvido no sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, em 1969, e passou 10 anos exilado no exterior. Ao retornar ao Brasil, foi vítima de um atentado que resultou em sua morte. No mesmo dia de seu assassinato, seu sobrinho Adonias precisa escrever uma redação na escola. Diante da perda do tio, o menino enfrenta o luto e decide transformar sua dor em uma homenagem a José, expressando seus sentimentos por meio de seu trabalho escolar.
QUARTA-FEIRA, 8 DE JANEIRO
Ziraldo, Era uma Vez um Menino (2021) (100')
Horário: Quarta, dia 8/01, às 20h30
Classificação: 12 anos
Direção: Fabrizia Pinto
Sinopse: O documentário apresenta, por meio de depoimentos do próprio Ziraldo, um dos maiores cartunistas brasileiros, um retrato de sua trajetória artística, acumulada ao longo de mais de quatro décadas de carreira. Sua obra está profundamente ligada à sua vida pessoal, e neste documentário, Ziraldo compartilha seu processo criativo, explicando como consegue transformar suas emoções, suas percepções sobre o mundo, seus posicionamentos políticos e o contexto social e político do país em arte.
QUINTA-FEIRA, 9 DE JANEIRO
1958 - O Ano Em Que O Mundo Descobriu O Brasil
Episódio: Pelé E Garrincha Mudam A Copa: Brasil X Rússia E Brasil X Gales
Principal: Quinta, 9/01, às 21h05
Classificação: Livre
Sinopse: Foi na Suécia, em 1958, que o Brasil deixou sua primeira marca no futebol mundial e alcançou uma projeção internacional. O programa traça um panorama social desse momento e revela o país nos anos 1950.
SEXTA-FEIRA, 10 DE JANEIRO
Corpo Elétrico (2017) (95’)
Horário: Sexta, dia 10/01, à 0h
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Marcelo Caetano
Sinopse: Elias (Kelner Macêdo) tem 23 anos e, mesmo com todas as adversidades e preconceitos sofridos por um nordestino homossexual em uma cidade grande como São Paulo, leva a vida de forma leve. Ele trabalha desenhando manequins em uma confecção de roupas na capital paulista, mantém pouco contato com a família na Paraíba e basicamente todas as noites tem encontros fugazes com homens, dormindo sempre em uma cama diferente a cada madrugada. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.
SÁBADO, 11 DE JANEIRO
Retomada (2024) (72')
INÉDITO
Horário: Sábado, dia 11/01, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Ricardo Martensen
Sinopse: A aldeia Castanhal, dos tupinambás, sob a liderança da cacique Estévina, luta para consolidar sua identidade e preservar a floresta ao seu redor. Já a aldeia Açaizal, dos Mundurukus, encontra-se cercada pelos campos de soja, que trouxeram veneno para suas plantações e secaram o igarapé. Cristian Arapiun, um jovem de 18 anos, mora na cidade de Santarém e trabalha na equipe de comunicação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns. Ele e seus amigos estão se preparando para cobrir o maior encontro indígena do mundo, que acontecerá em Brasília. O filme acompanha esse processo de resistência, que começou no início do século XXI, se fortaleceu ao longo do tempo, resistiu ao governo Bolsonaro e agora se encontra mais vigoroso do que nunca, através de três histórias. A aldeia Castanhal, liderada por Estévina, busca firmar sua identidade e preservar a floresta. A aldeia Açaizal, por sua vez, está isolada pelos campos de soja, enfrentando os danos causados pelos agrotóxicos e o desmatamento. Lá, os moradores resistem, registrando suas lutas com vídeos de celular e bloqueando as máquinas de destruição com seus próprios corpos. Por fim, a história de Cristian Arapiun, militante indígena, que, além de trabalhar na comunicação do Conselho, se prepara para vivenciar o maior encontro indígena do mundo em Brasília, dando visibilidade à luta de seu povo.
DOMINGO, 12 DE JANEIRO
Mulheres de Cinema (1977) (30’)
[Sessão Dupla Ana Maria Magalhães]
Horário: Domingo, dia 5/01, às 13h25
Classificação: 12 anos
Direção: Marcos Bernstein
Sinopse: Uma mulher aposentada passa os dias bisbilhotando todos em sua vizinhança como informante da polícia. Ao pensar que viu um homem assassinar uma mulher, mas a morte ser tratada como natural pela polícia, ela decide provar que estava certa.