Foto: Reprodução |
A temporada do futebol brasileiro está terminando e, com ela, mais um ano do projeto ‘Doe Gols’, iniciativa do sportv que nasceu em 2019 e tem como objetivo transformar a vida de crianças e jovens brasileiros. Desde quando foi criado, para cada gol marcado no Campeonato Brasileiro, três pares de tênis são doados para instituições parceiras do projeto. Nos últimos seis anos, mais de 20 mil pares foram destinados a mais de 50 instituições, transformando a vida de crianças em todas as regiões do país. Para celebrar o encerramento desta temporada, o sportv transmite nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 19h15, a segunda edição do ‘Craque Doe Gols’, jogo beneficente que acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, com a participação de nomes como os jogadores Paulo Henrique Ganso e Vagner Love; o ex-lutador José Aldo; a influenciadora Natália Guitler, entre outros.
“Temos imenso orgulho da forma como o projeto vem amadurecendo. O Doe Gols surge a partir de um dado alarmante de que metade da população brasileira não tem acesso a saneamento básico. Nessa realidade, as crianças ficam especialmente vulneráveis. Sem calçados, acabam contraindo mais doenças oriundas do solo e, com isso, não vão à escola e não praticam esportes. O primeiro passo foi calçar essas crianças. Essa primeira ação nos trouxe hoje para algo maior, um projeto com diversas iniciativas e ações afirmativas que passam por reformas de quadras, construção de espaços esportivos, e apoio à educação dessas crianças”, diz Júlia Censi, Gerente Sênior de Marketing dos Canais Esportivos da Globo.
O Doe Gols vem ampliando sua atuação desde o segundo ano de sua existência, quando expandiu as doações de pares de tênis para além dos gols feitos em campo e dos leilões de itens especiais, passando a realizar doações de três pares de tênis também a cada defesa de pênaltis dos goleiros durante os jogos. Neste mesmo ano, firmou ainda parceria com marcas importantes, como a Centauro, que desde então segue ao lado do projeto. No ano seguinte, foi a vez de as mulheres embarcarem nessa corrente do bem com os gols marcados na edição feminina do Campeonato Brasileiro.
O ano de 2023 também foi de consolidação do projeto, que se tornou multiplataforma, alcançou novas audiências e ganhou visibilidade nacional, ao se tornar apoiador da Taça das Favelas, a principal competição entre favelas do mundo, em parceria com a CUFA. Mergulhou também no mundo do metaverso, com um espaço dedicado dentro da ‘Sportv Land’, hospedada na plataforma Roblox. A parceria com a Multiplan tornou possível a realização de ações de marca em alguns dos principais shoppings do país. E a primeira edição do “Craque Doe Gols” reuniu jogadores do passado e do presente, artistas e influenciadores. Ainda em 2023, o projeto se tornou apoiador do ‘Jogo das Estrelas’, tradicional festa do futebol no encerramento da temporada.
Esta temporada começou com a ampliação do projeto e a parceria firmada com 16 clubes brasileiros - Athletico PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Red Bull Bragantino, São Paulo, Vasco e Vitória. Em abril, foi lançado o ‘Jogo Doe Gols’ e os jogadores entraram em campo em diversas partidas do Brasileirão com um patch do projeto em seus uniformes, que foram leiloados. Além disso, cada clube parceiro doou 100 pares de tênis para o projeto, totalizando 1.600 pares, reafirmando o compromisso dos times com a inclusão através do esporte. Os leilões no site da Play For a Cause, outra parceira do ‘Doe Gols’, contaram com tênis estilizados com as cores e o escudo dos times, autografados por nomes como os atacantes Vegetti, do Vasco; e Hulk, do Atlético-MG; e os meias Alan Patrick, do Internacional; e Nenê, do Juventude. Primeiro embaixador do projeto, Zico também disponibilizou itens históricos de sua coleção pessoal, como camisas de time, um agasalho da seleção e outros artigos esportivos, para os leilões desta temporada.
Educação e cidadania também se tornaram prioridades do ‘Doe Gols’ neste ano, com a realização, no Rio de Janeiro, do evento “Doe Gols Educação” que contou com as presenças do lateral-direito Rafael, do Botafogo, e da psicóloga Emili Gonçalves, do Fluminense, e promoveu a importância do esporte na formação dos jovens e na criação de cidadãos. Em maio, por conta das enchentes que aconteceram no Sul do país, o projeto fez uma doação especial, em parceria com o Red Bull Bragantino, de 400 pares de tênis para a ONG Misturaí, em Porto Alegre. Outro marco importante da temporada foi a união com a CUFA e com a Adidas para a reforma de quadras de futebol no Rio de Janeiro e São Paulo, indicadas respectivamente pelos ídolos Adriano "Imperador" e Cristiane Rozeira, com o objetivo de oferecer aos jovens locais adequados para a prática da modalidade. Neste último domingo, dia 15, o ‘Doe Gols’ esteve novamente ao lado de Adriano “Imperador” no jogo que marcou oficialmente a sua despedida dos gramados e que contou com doações de pares de tênis e uma ação de experiência em parceria com o projeto durante o intervalo.