Foto: Globo/Divulgação |
O Sri Lanka, país asiático localizado no Oceano Índico, é repleto de história, religiosidade e belas paisagens naturais. Em dezembro de 2004, ele foi um dos 14 países acometidos por um tsunami reconhecido como o maior desastre natural já registrado. É o segundo país com o maior número de mortes causadas pela tragédia. Nesta sexta-feira, dia 13, o 'Globo Repórter' embarca em uma jornada pelo país que, após anos de conflitos e desastres naturais, está renascendo em tempos de paz.
Durante 28 dias, o repórter Pedro Bassan e a equipe do programa percorreram todas as regiões da ilha, de norte a sul e de leste a oeste, revelando um cenário deslumbrante cercado por praias paradisíacas e ecossistemas únicos. Nas reportagens, Bassan explora a vida selvagem e a resiliência do povo que superou grandes desafios como guerras e tsunamis, registrando as marcas deixadas após 20 anos.
“O Sri Lanka parece dez países em um só. Ele não é tão grande em tamanho, mas são tantas paisagens diferentes, tantos ecossistemas, que a gente viaja 50 quilômetros e parece que viajou mil. Fomos a parques nacionais com selvas e vimos animais que a gente só imagina ver na África, como elefantes, leopardos, diversos tipos de macacos, crocodilos, aves, ursos, uma mistura que nem a África tem. Quando chegamos nas praias e olhamos aquela paisagem, foi doloroso imaginar tudo aquilo destruído, na dimensão que foi. Mais de 35 mil pessoas morreram ali, só no Sri Lanka. É um país que levou tempo para se reconstruir, mas que agora começa a viver normalmente de novo”, conta o repórter.
Foto: Globo/Divulgação |
Durante o programa, Pedro Bassan conta sobre a curiosidade de não ter sido encontrado nenhum animal sem vida depois da tragédia, o que se tornou um mistério que intriga especialistas: será que os animais pressentiram o perigo das ondas gigantes? O Sri Lanka é conhecido como a Terra dos Leopardos. Na viagem, a equipe teve a oportunidade de avistar felinos e também de registrar imagens da baleia azul, o maior animal que já existiu no planeta.
O programa também aborda a luta para eliminar os campos minados remanescentes da guerra civil e acompanha o trabalho humanitário que está transformando a vida de muitas famílias. Em um momento emocionante, o repórter visita a Ponte dos Nove Arcos, onde jovens do norte se encontram com estudantes do sul, simbolizando a reconciliação de regiões que estiveram em conflito até 2019.
Em uma jornada emocionante, o ‘Globo Repórter’ mostra os esforços de preservação em um país tão rico e diverso, que está se unindo após anos de conflito. A equipe ainda visita o santuário das aves migratórias e discute o desafio de equilibrar a proteção ambiental com o desenvolvimento do país.
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 13, vai ao ar logo após a novela ‘Mania de Você’.
Tags
Programação