Foto: Carole Bethuel |
Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI apresenta o drama de ficção científica A BESTA, de Bertrand Bonello (Saint Laurent, O Pornógrafo). Inspirado na novela de Henry James, The Beast in the Jungle, de 1903, o filme chega com exclusividade à plataforma em 27 de dezembro.
Estrelado por Léa Seydoux (Crimes of the Future, Duna: Parte Dois) e George MacKay (A Verdadeira História de Ned Kelly, 1917), A BESTA tem visual marcante e mistura tragédia amorosa, desastres naturais e conflitos existenciais, enquanto analisa os impactos da Inteligência Artificial.
Sinopse
Em um futuro próximo, em que as emoções se tornaram uma ameaça, Gabrielle (Léa Seydoux) finalmente decide purificar seu DNA. Uma máquina a levará a mergulhar em suas vidas passadas e se livrar de qualquer sentimento intenso. Então, ela encontra Louis (George MacKay) e sente uma conexão poderosa, como se o conhecesse desde sempre. Repleto de pavor, desejo e solidão, A BESTA alterna entre ficção científica, melodrama e terror, capturando o medo do desconhecido.
Exibida no último MUBI Fest, a produção se destacou também em festivais internacionais como a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Veneza, TIFF, Shangai, BFI, Mar del Plata e IndieLisboa, entre outros.
Biografia do diretor
Diretor, roteirista, compositor e ator, Bertrand Bonello nasceu em Nice, em 1968. Seu primeiro longa-metragem Quelque Chose D'organique (1998) estreou na seção Panorama, da Berlinale. Sua produção seguinte, O Pornógrafo (2001), com Jean-Pierre Léaud, se destacou em Cannes e levou o prêmio FIPRESCI. Outros filmes de sua autoria também marcaram presença em Cannes: Tirésia (2003), Na Guerra (2008) e Apollonide - Os Amores da Casa de Tolerância (2011).
Saint Laurent (2014), que participou da competição em Cannes, foi o representante da França no Oscar®, além de receber dez indicações ao César. No mesmo ano, Bertrand organizou uma exibição no Centre Pompidou e lançou o álbum Accidents. Seu sétimo longa, Nocturama, estreou em 2016. Zombi Child (2019) foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, em Cannes. Coma (2022) estreou na Berlinale e também ganhou um prêmio FIPRESCI. Bertrand ainda pode ser visto atuando em filmes como Titane, de Julia Ducournau, e Le Dos Rouge, de Antoine Barraud.