No primeiro trimestre de 2025, os fãs de documentários contarão com mais uma janela para assistir a bons filmes e séries do gênero. A curadoria do Canal Curta! disponibilizará dois novos canais para o seu público, o ''Curta Música & Artes'' e o ''Curta! Humanidades'', distribuídos dentro da TCL Channel, plataforma presente exclusivamente nos televisores da marca chinesa. Com mais de 70 horas de conteúdo por canal, os telespectadores poderão assistir a títulos nacionais e internacionais, com grande sucesso de público e de crítica.
O “Curta Música & Artes” terá enfoque no melhor da música brasileira e internacional e abrirá espaço para diversas outras manifestações artísticas como artes visuais, dança e cinema. Vão compor a programação do canal, dentre outros conteúdos, shows históricos da cantora Marisa Monte como “Marisa Monte – MM Ao Vivo” e “Marisa Monte – Mais”; documentários sobre a história do cinema brasileiro, como “Banquete Coutinho”, sobre a obra do cineasta Eduardo Coutinho; e a série “Matizes do Brasil”, que mergulha no que há por trás das pinturas mais importantes feitas por gênios da nossa arte ao longo de todas as décadas, indo de Tarsila do Amaral e Rosana Paulino.
Já o “Curta! Humanidades” vai trazer uma seleção com o melhor em filosofia, literatura, história e mitologia. Vão compor a programação do canal, dentre outros conteúdos, a série “Caminhos dos Orixás”, sucesso de público no streaming CurtaOn – Clube de Documentários; o documentário internacional “Foucault Contra Ele Mesmo”, sobre a obra do filósofo Michel Foucault, e a série “Inconveniências Históricas”, que elucida para o público casos nebulosos, esquecidos ou vergonhosos da historiografia brasileira.
Para “aquecer” o público antes da chegada dos novos canais, o Curta! já está disponibilizando na plataforma TCL Channel, 30 títulos na modalidade AVOD, incluindo episódios da série “101 Canções que Tocaram o Brasil”, apresentada por Nelson Motta, e um episódio da série “Para Ver Freud”, sobre a obra de Sigmund Freud, o “pai da psicanálise”. Mesmo após o lançamento dos canais, sempre 30 conteúdos ficarão disponíveis para o público na modalidade AVOD.
A parceria entre Curta! e TCL faz parte da expansão do grupo enquanto agregadora e difusora audiovisual e, não somente, como canal de TV paga. Fazem parte desse processo: o CurtaOn – Clube de Documentários, streaming SVOD presente na Claro tv+ e na Amazon Prime Video Channels; o Porta Curtas, maior streaming de curtas-metragens do Brasil, gratuito para assinantes PayTV da Claro tv+; o Brasiliana, streaming 100% nacional com clássicos do cinema brasileiro, também gratuito para assinantes PayTV da Claro tv+; e o Curta Educação, projeto de educação, que neste ano está distribuindo 250 mil logins gratuitos para que alunos da rede pública de ensino possam se preparar para o ENEM assistindo aos títulos da plataforma.
Para a TCL, o acordo é uma oportunidade de oferecer novos conteúdos à sua base de mais de sete milhões de usuários no Brasil, que já possui em seu portfólio canais como CNN Brasil, Dia TV e Masterchef Brasil.
Tags
Notícias