A Todos pela Educação apoia restrições ao uso de celular pelos alunos nas escolas, afirmou ao CNN Entrevistas Priscila Cruz, presidente-executiva da organização sem fins lucrativos que defende melhorias na educação básica brasileira. A educadora conversou com Márcio Gomes e Adriana de Luca em um programa que vai ao ar neste sábado (21), às 21h.
Para Cruz, é preciso incentivar a socialização de crianças e adolescentes no ambiente escolar, e o uso indiscriminado dos aparelhos faz com que o aluno gaste tempo excessivo em jogos e redes sociais. “Ele fica aquele universo só dele, perdendo uma série de oportunidades de aprendizagem na escola porque ele está ali com o equipamento. A gente é favorável à restrição do uso do celular na escola para esses fins”, afirmou. A medida foi aprovada nesta quarta (18) no Senado.
A educadora afirma que o celular deve ser utilizado na escola como ferramenta tecnológica, que complemente o aprendizado e sirva como um “impulsionador” para a educação.
Cruz também criticou a formação à distância para os docentes, afirmando ser uma forma de desvalorizar os profissionais de educação já no início da carreira. “Cerca de 80% dos professores já são formados assim. Não formamos médicos e engenheiros usando esse formato, então por que fazê-lo com quem dá aulas?”, questionou.
Tags
Programação