Seguindo a trajetória de sucesso mundial, o primeiro filme Original Globoplay, ''Ainda Estou Aqui'', foi indicado nesta quarta-feira (18) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha aos Prêmios Goya, a maior premiação do cinema espanhol. O longa dirigido por Walter Salles entra para a disputa como Melhor Filme Ibero-Americano, com um marco histórico para o cinema nacional: é a estreia de um filme brasileiro indicado na categoria.
Outro reconhecimento importante hoje foi a indicação ao Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, que pela primeira vez premiará em categorias de cinema - até o ano passado, a associação tinha indicações apenas para as categorias de teatro e TV.
Recorde de bilheteria brasileira pós-pandemia, ''Ainda Estou Aqui'' já levou mais de 2,7 milhões de pessoas aos cinemas nacionais, e segue aclamado por críticos em todo o mundo. Nesta semana, o filme avançou na corrida pelo Oscar ao ser selecionado, entre 85 títulos, para a shortlist, conquista importante também para a Globo, no ano em que comemora seu centenário e os dez anos do Globoplay.
O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e aborda a história de sua família, com Fernanda Torres no papel de Eunice, sua mãe, que passou anos em busca do marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a Ditadura Militar. O elenco conta ainda com Fernanda Montenegro, Selton Mello, Marjorie Estiano, Antônio Saboia, Maeve Jinkings, Humberto Carrão e Dan Stulbach.
'Ainda Estou Aqui' é uma coprodução Brasil-França, e é o primeiro filme Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com Globoplay, ARTE France e Conspiração, com distribuição no Brasil pela Sony Pictures.
A 39ª edição dos Prémios Goya acontece no dia 8 de fevereiro, em Granada, na Espanha. Já a cerimônia de premiação do APCA será no dia 13 de janeiro, em São Paulo.
Tags
Notícias