TV Cultura estreia "Momento Musical por Marcelo Bratke" na próxima segunda-feira (02)

Foto: Divulgação

Sem precedentes na história da televisão brasileira, a série Momento Musical leva ao grande público 30 miniepisódios, de 2 minutos cada um, distribuídos em horários diversos na grade da programação da TV Cultura, contando histórias e mostrando obras musicais de 30 grandes compositores que protagonizaram a formação da música ocidental nos últimos quatro séculos. Momento Musical estreia no dia 2 de dezembro, na Cultura, e também nas redes sociais da emissora.
 
Com idealização e roteiro do pianista Marcelo Bratke e da artista visual Mariannita Luzzati, direção de Marcos Rombino, Momento Musical revela curiosidades sobre a vida e a obra dos grandes gênios da música de concerto do Ocidente ao longo dos últimos 400 anos.
 
Com um formato atemporal, desenhada para um público de todas as idades, origens sociais e culturais, a produção combina imagens externas com cenas de performances de obras musicais interpretadas por Bratke ao piano.
 
De Bach a Gershwin, de Debussy a Schoenberg, de Mozart e Beethoven a Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga, estes minidocumentários de dois minutos de duração propõem uma verdadeira viagem imaginária através da história da música dos 30 grandes compositores que ilustram a série, mostrando o impacto dessas obras na evolução do ser humano.
 
"Nos últimos anos tenho sentido a necessidade de ampliar o alcance da música de concerto para novos públicos, democratizando os benefícios da música. Percebi então que, para isso, deveria atualizar e “informalizar” os personagens destes gênios da música clássica, transportando-os para os tempos de hoje, para criar empatia e interesse com o grande público", diz Marcelo Bratke.
 
30 compositores e a história da música ocidental narrados em episódios de 2 minutos:
  1. Bach
  2. Mozart
  3. Beethoven
  4. Robert Schumann
  5. Clara Schumann
  6. Brahms
  7. Liszt
  8. Chopin
  9. Tchaikovsky
  10. Debussy
  11. Satie
  12. Gershwin
  13. Villa Lobos
  14. Ernesto Nazareth
  15. Scarlatti
  16. Handel
  17. Wagner
  18. Mahler
  19. Mendelssohn
  20. Carlos Gomes
  21. Scriabin
  22. Prokofiev
  23. Rachmaninov
  24. Ravel
  25. Schoenberg
  26. Alban Berg
  27. Anton Werben
  28. Claudio Santoro
  29. Chiquinha Gonzaga
  30. Schubert
Sobre Marcelo Bratke

Nesta última década de extraordinárias conquistas e performances, Marcelo Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall, o Konzerthaus de Berlim e o Suntory Hall em Tóquio, entre outras. Além de sua carreira como pianista e maestro, Bratke vem realizando, nos últimos anos, diversos programas sobre a música de concerto para rádio e televisão brasileiras.
 
Nascido em São Paulo, em 1960, Bratke iniciou seus estudos de piano aos 14 anos com Zelia Deri e, por consequência de uma grave deficiência visual - 7% de capacidade visual em seu olho esquerdo e 2% em seu olho direito -, ele não era capaz de ler partituras, desenvolvendo um método próprio para aprender as obras musicais baseado na memória auditiva.
 
Um ano mais tarde, estreou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, tornando-se foco de interesse da imprensa e recebendo pela sua primeira performance pública o Prêmio Revelação da APCA. Dentre os prêmios que acumulou em sua carreira figuram o Primeiro Prêmio do Concorso Internazionale di Musica Città di Tradate, na Itália; Prêmio Carlos Gomes; 14th Brazilian International Press Award; Sarajevo Winter Festival Award; Ordem do Mérito Cultural 2017 e Prêmio Cidadão São Paulo 2019. Seu álbum dedicado a Ernesto Nazareth foi eleito pelo jornal britânico The Daily Telegraph como uma das 168 melhores gravações de música clássica de todos os tempos.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato