Foto: TV Brasil/Divulgação |
A TV Brasil apresenta, ao vivo, shows de grandes nomes da música nacional entre os dias 14 e 16 de novembro, diretamente do Rio de Janeiro, onde acontece o Aliança Global Festival, evento que faz parte do G20. As apresentações serão exibidas no canal da emissora pública no YouTube, a partir das 19h.
Com entrada gratuita, o evento reúne importantes artistas do país na região da Praça Mauá e do Boulevard Olímpico, na Zona Portuária da capital. A iniciativa busca promover engajamento e discussão sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Algumas das atrações que abrem o primeiro dia do Festival na quinta (14) são Larissa Luz, Diogo Nogueira, Rita Benneditto, Daniela Mercury e Seu Jorge. Os destaques de sexta (15) são Zeca Pagodinho, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá e Maria Rita. No sábado (16), as performances reúnem personalidades como Fafá de Belém, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Lukinhas, Jaloo, Maria Gadú, Alceu Valença e Ney Matogrosso.
Programação com espetáculos temáticos
O Festival apresentado no YouTube da TV Brasil está organizado em três noites temáticas. A ancestralidade e a herança africana são o mote da programação na quinta (14), com o título "Muito Obrigado Axé".
A performance se inspira no histórico local do evento, a Pequena África, região onde africanos escravizados desembarcaram no Brasil e que hoje reúne pontos que reverenciam o legado da cultura negra.
No palco da primeira noite se revezam a orquestra percussiva Aguidavi do Jêje, Mateus Aleluia, Larissa Luz, Ilessi, Diogo Nogueira, Rachel Reis, Rita Benneditto, Afrocidade, Seu Jorge, Roberto Mendes e Margareth Menezes.
Samba embala apresentações do segundo dia
Com o tema "O show tem que continuar", a segunda noite do evento, na sexta-feira (15), traz uma inédita orquestra de samba para celebrar o ritmo tipicamente brasileiro, o povo, a arte, o movimento e a rua.
O bamba Zeca Pagodinho inicia a sequência de shows que contará ainda com a performance de personalidades como Mariene de Castro, Marcelle Motta, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá e Maria Rita.
Combinações de múltiplos estilos musicais no terceiro dia
A terceira e última noite do Aliança Global Festival, no sábado (16), intitulada de "Pro dia nascer feliz", mescla sonoridades e vertentes musicais para celebrar a diversidade e a esperança em um futuro com justiça social.
Fafá de Belém é a primeira atração, seguida por Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Lukinhas, Romero Ferro, Jaloo, Maria Gadú, Alceu Valença e Ney Matogrosso.
Formato do Festival
Inspirado em concertos internacionais como o Live Aid 1985 e o Free Nelson Mandela Concert 1988, que acontecem em Londres, na Inglaterra, o Aliança Global Festival mobiliza estrelas da música nacional. Além das apresentações, o Black Bom será responsável pela abertura e encerramento dos shows com DJ Flash e performances do melhor da black music carioca.
A programação celebra a diversidade da cultura brasileira, reunindo grandes ícones da cultura para engajar a todos no compromisso do Brasil de liderar a Aliança Global em defesa de um mundo sem fome e pobreza, com transição energética, justiça climática e uma representação menos desigual.
Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza
O evento antecede a Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro. O Festival ocorre simultaneamente à Cúpula Social do G20. A proposta é aproveitar o poder transformador das expressões artísticas e culturais para lançar uma mensagem sobre o compromisso do país de construir uma rede colaborativa e de impacto duradouro, envolvendo países, organizações e cidadãos na luta pela justiça alimentar.
O Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza é uma realização do governo brasileiro, com correalização da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A Aliança visa a mobilizar recursos e coordenar ações entre países, organizações internacionais e a sociedade civil para alcançar metas ambiciosas de redução da fome e da pobreza. O trabalho busca soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (erradicação da pobreza) e 2 (fome zero), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A proposta brasileira recebeu apoio significativo de líderes internacionais e especialistas em segurança alimentar, que destacaram a necessidade de uma abordagem conjunta e sustentável para enfrentar esses desafios globais. A iniciativa é um dos pontos centrais da atuação do Brasil durante sua presidência no G20.
Tags
Programação