Testemunhas da história resgatam a Era Vargas e seu legado em série inédita do Canal Brasil

Foto: Arquivo Nacional  

Entre os dias 4 e 18 de novembro, sempre às 18h, o Canal Brasil exibe a série inédita ''Os Herdeiros de Vargas'', dirigida por Yacy Nunes, Daniel Zarvos e Guilherme de Azevedo Melo. Os 13 episódios, de cerca de 30 minutos cada, percorrem a história brasileira desde a Era Vargas até o final dos anos 1980, período da reconstrução democrática no país. A produção marca os 70 anos da morte de Getúlio Vargas (1882-1954) e conta com entrevistas de personalidades que vivenciaram os contextos da época, incluindo estudiosos, jornalistas, políticos e artistas.

O primeiro episódio mostra a comoção popular após a morte de Vargas. O segundo retorna para a Revolução de 30, uma revolta da classe média representada pelos tenentes em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba. O terceiro episódio acompanha o momento em que o regime autoritário no país torna-se mais forte e provoca a deposição de Vargas, então presidente. Ele se exila em São Borjas, no Rio Grande do Sul, sua terra natal, onde se aproxima de João Goulart, o Jango, presidente do Brasil nos últimos quatro anos anteriores ao golpe militar. 

Foto: Marcelo Prates / Divulgação

O quarto episódio contextualiza o início dos anos 1950 com a nova campanha de Vargas para a presidência, junto à união de trabalhistas e ruralistas. O quinto e sexto apresentam os reajustes econômicos feitos por Vargas, além da oposição de Carlos Lacerda a seu segundo governo e mostram os últimos momentos de Vargas e as decisões políticas após seu falecimento.

Os episódios seguintes destacam o crescimento da Rede da Legalidade no país, que denunciava golpistas e convocava o povo brasileiro a defender a Constituição a partir de pressão popular, discutem sobre a trama e a véspera do golpe militar de 1964. Também contextualizam os anos 1968 no Brasil e no mundo por meio das repercussões da promulgação do Ato Institucional nº 5 no país e retratam a abertura política no Brasil a partir de movimentos de reconstrução democrática como o dos estudantes, a Anistia Internacional - responsável pela produção dos primeiros relatórios globais sobre tortura durante a ditadura militar no Brasil - e as Diretas Já, de cunho popular, para voltar com as eleições para presidente da República.

Os Herdeiros de Vargas (13 X 25’) – Inédito
Horário: De 4/11 a 18/11, às 18h
Direção: Yacy Nunes, Daniel Zarvos e Guilherme de Azevedo Melo
Classificação: 12 anos

Sinopse: Os Herdeiros de Vargas conta a história do Brasil a partir da Era Vargas, seu legado, dilemas e contradições que inauguram o conceito de Brasil Nação após o fim da Velha República. A série documental mergulha nos acontecimentos políticos e sociais de 1938 a 1988 e mapeia os principais protagonistas da história do Brasil do século XX. A produção marca os 70 anos de falecimento de Getúlio Vargas (24/08/1954).

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato