'Razões Africanas', sobre as origens do blues, do jongo e da rumba, ganha trailer e data de estreia


Com estreia marcada para 21 de novembro nos cinemas brasileiros, o longa documental ''Razões Africanas'' acaba de ganhar seu trailer oficial. Dirigida por Jefferson Mello, a produção aborda a influência da diáspora africana na formação de três ritmos musicais: jongo, rumba e blues. 

Filmado em seis países diferentes - Brasil, Cuba, Estados Unidos, Angola, Congo e Mali -, o documentário acompanha três personagens que simbolizam cada um dos ritmos: a brasileira Lazir Sinval, a cubana Eva Despaigne e o americano Terry ‘Harmonica’ Bean. Eles falam sobre as origens da música que tocam - e dançam, no caso das mulheres - e também sobre as diferentes culturas de que são representantes. Seus depoimentos são entremeados de imagens do cotidiano de cada um, além de comentários de pesquisadores e especialistas. 

Entre 2023 e 2024, ''Razões Africanas'' passou por uma temporada de exibições especiais, sendo selecionado para mais de dez festivais de cinema no Brasil e no mundo. Foi o vencedor do prêmio de Melhor Documentário Especial pelo Júri no Festival Cinema on the Bayou, em Louisiana (EUA), e ainda de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. Nos dias 1 e 2 de novembro, também teve sessões especiais em Angola.

O filme é uma produção da Tremè Produções, em coprodução com a Carmela Conteúdos, e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da A&M Álvares Marsal. Será distribuído em 14 estados brasileiros também pela Tremè Produções.


Sinopse

O documentário "Razões Africanas" explora a influência da diáspora africana na formação de três importantes ritmos musicais: blues, rumba e jongo. O filme segue a jornada de três personagens em seis países, revelando as origens africanas comuns a esses estilos musicais que se espalharam pelo mundo. O diretor, Jefferson Mello, destaca a importância da reparação histórica e do diálogo intercultural, valorizando tradições e culturas. A narrativa começa em Angola e percorre o caminho dos congoleses, abrangendo Brasil, EUA, Cuba, Congo e Mali, oferecendo um retrato profundo e íntimo desses gêneros musicais e sua identidade cultural.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato