Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil |
Nesta semana, o programa DR com Demori, da TV Brasil, entrevista a escritora e filósofa brasileira Marilena Chauí. Autora de clássicos e professora emérita da Universidade de São Paulo (USP), Marilena é uma das mais importantes intelectuais brasileiras. O episódio inédito vai ao ar nesta terça-feira (5), às 23h.
No bate-papo com o jornalista Leandro Demori, Marilena aborda temas como política, democracia e os impactos que as redes sociais causaram na sociedade. “Não houve uma mudança tecnológica, houve uma mutação civilizacional”, compara. Marilena cita o aumento dos índices de suicídio entre os jovens e relaciona como as redes sociais moldam a forma como construímos nossa subjetividade.
''Está surgindo uma nova subjetividade produzida por esse mundo digital. Primeiro, uma subjetividade narcisista, em que existir é ser visto. Só que como você depende, para ser visto, do olhar do outro, e você não tem controle do olhar do outro, o narcisismo é inseparável da depressão. Então, você tem uma subjetividade nova que é narcisista-depressiva, e que depende desesperadamente do olhar alheio'', diz.
O DR com Demori também está disponível, na íntegra, no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa é transmitido em áudio, simultaneamente, pela Rádio MEC, e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.
Tags
Programação