Cena de ''1798 - A Revolta dos Búzios''. Foto: Divulgação |
Na próxima quinta-feira, 14 de novembro, às 21h, estreia no Canal Brasil o documentário ''1798 - A Revolta dos Búzios'', do cineasta baiano Antonio Olavo. O longa retrata a forte influência dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa (1789) no movimento que pretendia derrubar o governo colonial para implantar uma república democrática sem escravidão.
A narrativa traz uma investigação sobre os acontecimentos a partir dos “Autos da Devassa”, um documento manuscrito com mais de 2 mil páginas de transcrições dos eventos e depoimentos de mais de 70 pessoas envolvidas na Revolta dos Búzios, que cobriu o período de agosto de 1798 a novembro de 1799. A história também é conhecida como Conjuração Baiana, Revolução dos Alfaiates, Sedição de 1798, Movimento Democrático Baiano e Inconfidência Baiana. O movimento foi denunciado antes do seu desfecho e a cena política regional ficou mais tensa com prisões, exílios, açoitamentos públicos e penas de morte.
O documentário faz parte de um projeto do diretor para registrar movimentos de insurreição negra na filmografia nacional, além de fortalecer a identidade do povo negro.
1798 - Revolta dos Búzios (2024) (76') – Inédito
Horário: Quinta, dia 14/11, às 21h
Direção: Antonio Olavo
Classificação: 12 anos
Sinopse: A Revolta dos Búzios, um dos marcos cruciais da história brasileira, desenrolou-se na Bahia em 1798, deixando um legado duradouro de resistência e luta por liberdade. Inspirado pelos ideais iluministas da Revolução Francesa centenas de homens negros planejaram um levante com o objetivo de derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma república democrática, livre da escravidão.
Tags
Programação