Os jornalistas Fernando Nakagawa e Thais Herédia tocam sinos no lançamento do CNN Money. Fotos: Atacama Agência Audiovisual/Divulgação |
O CNN Money, novo canal multiplataforma da CNN Brasil focado em negócios e economia, estreou nesta segunda-feira (4) com uma programação de 12 horas diárias ao vivo, disponível na TV e no streaming. Com uma equipe especializada e parcerias comerciais estratégicas, o canal promete trazer os principais fatos do mercado e da economia com rapidez e qualidade.
A festa de lançamento, realizada na Casa Fasano, em São Paulo, reuniu mais de 800 pessoas, incluindo grandes nomes do mercado financeiro, governadores, ministros e empresários O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito Ricardo Nunes circularam pelo evento, que também recebeu nomes como André Esteves (BTG Pactual), José Olympio Pereira (banco J. Safra), Daniel Vorcaro e Ana Matos (banco Master), Tércio Borlenghi Júnior (Ambipar), Joesley Batista (JBS), José Seripieri Filho (Amil), Paulo kakinoff (Porto) e Caíto Maia (Chili Beans) e Fernando Magalhães (Claro). A classe política foi representada pelo secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Tereza Cristina (PP-MS), além do deputado Hugo Motta e dos governadores Helder Barbalho, do Pará, e Clécio Luís, do Amapá, e dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e das Comunicações, Juscelino Filho.
Na ocasião foram anunciados também os patrocinadores fundadores, com contrato de um ano: Itaú Personalité, banco Master, Inter, Ambipar, Claro e Qualcomm.
O empresário e fundador da emissora, Rubens Menin, destacou o crescimento da marca no Brasil desde sua chegada. "Cinco anos atrás, quando demos início ao projeto CNN, não imaginávamos alcançar os números que temos hoje. A CNN, entre seus muitos conceitos, é pró-negócios, é pró-Brasil. A CNN Money chega em um momento especial. Nossa audiência continua crescendo e, cada vez mais, nos consolidamos em uma posição de destaque na imprensa brasileira. Mais do que audiência, o que realmente importa é a credibilidade e a contribuição para o desenvolvimento do nosso país.”
Como diferencial, o CNN Money contará com um painel de dados em tempo real — o dashboard — exibindo cotações de ações do Ibovespa, índices de moedas, movimentação de commodities e outros indicadores econômicos, proporcionando uma cobertura dinâmica e informativa. Esse recurso foi configurado pela equipe de Economia da CNN, liderada pelo jornalista Fernando Nakagawa.
O Presidente Executivo do Conselho da CNN Brasil, João Camargo (à esquerda), e o empresário Rubens Menin, fundador da CNN Brasil.
O Presidente Executivo do Conselho da CNN Brasil, João Camargo (à esquerda), e o empresário Rubens Menin, fundador da CNN Brasil. |
Com uma equipe de 40 profissionais recém-contratados, o CNN Money funcionará diretamente da sede da CNN Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo, oferecendo uma nova plataforma para quem busca informações confiáveis sobre o mercado financeiro.
Como assistir e acessar as plataformas
O CNN Money estará disponível para assinantes de grandes operadoras de TV. Na Claro, o canal poderá ser assistido no número 563, com opção de replay dos últimos sete dias. No Vivo Play, o canal estará no número 578, ao lado da CNN Brasil. Para quem opta por streaming gratuito, o canal poderá ser acessado pela Samsung TV Plus a partir do dia 6 de novembro, no canal 2043, e pelo aplicativo SKY+.
A programação completa estará também no site www.cnnbrasil.com.br/money e no canal oficial no YouTube @cnnbrmoney, além de redes sociais como Instagram. Esses canais garantem ao CNN Money uma presença multiplataforma, oferecendo ao público informações de qualidade sobre economia e negócios em diversos formatos.
Fast TV e streaming
Com a Samsung TV Plus, o novo canal também estará presente no segmento de Fast TV — serviço de streaming gratuito pelo qual o telespectador assiste conteúdos de diferentes canais, com intervalos de anúncios.
O CNN Money está na programação da Samsung TV Plus, plataforma gratuita de streaming das Smart TVs da Samsung — mas, ali, a estreia será só em 6 de novembro, às 7h, no número 2043.
O novo canal também estará disponível no menu SKY+, plataforma de TV ao vivo e streaming da SKY.
Para reforçar a estratégia multiplataforma, a distribuição dos conteúdos do canal será reforçada com a presença na Associação NEO.
A programação do CNN Money estará disponível por meio do aplicativo da CNN Brasil, assim como no site www.cnnbrasil.com.br/money.
Para acompanhar a programação pelo YouTube, basta que o usuário acesse o canal oficial do CNN Brasil Money: @cnnbrmoney
Parcerias inéditas de conteúdo
O novo canal multiplataforma CNN Money estreia com parcerias inéditas e exclusivas. Entre elas, com o Broadcast/Agência Estado, referência em conteúdo sobre economia e negócios.
Além disso, o canal contará com um time completo de parceiros especializados para trazer os principais fatos do noticiário econômico com agilidade e qualidade. Agência iNFRA, referência na cobertura de infraestrutura e concessões no Brasil, e o JOTA, veículo especializado na produção de conteúdo e análises jurídicas sobre os três poderes e o setor regulatório estão entre os parceiros.
A iniciativa faz parte da estratégia da CNN de distribuição de conteúdo de alta qualidade e análises econômicas especializadas.
Ao longo da programação diária do CNN Money, os profissionais do Broadcast, da Agência iNFRA e do JOTA farão entradas ao vivo no canal.
Além disso, os jornalistas do canal terão acesso privilegiado às plataformas de dados e informações das empresas parceiras, garantindo maior robustez à cobertura diária.
Novos colunistas
O CNN Brasil Money reuniu um time especializado de colunistas preparados para tornar a plataforma a mais nova fonte de informações confiáveis para o mercado financeiro e de análises de conjuntura no Brasil. Integram a equipe:
- Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central;
- Solange Srour, diretora de macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management (GWM);
- Gilvan Bueno, especialista em finanças e mercado de capitais;
- Bruno Paolinelli, um dos nomes mais reconhecidos da Fintwit;
- Daniel Couri, consultor de orçamentos do Senado Federal.
Jornalistas especializados
Os comentaristas se unem a renomados jornalistas especializados e já presentes nos quadros da CNN Brasil, como: Thais Herédia, Fernando Nakagawa, Débora Oliveira, Daniel Rittner, Victor Irajá, Gabriel Monteiro e Muriel Porfiro estarão no time do CNN Money.
Eleita a Jornalista Mais Admirada na categoria Economia do Jornalistas & Cia., Thais Herédia, que passou pelos grupos Globo e Bandeirantes, está na CNN desde a estreia do canal.
Líder da equipe de Economia da CNN, Fernando Nakagawa também integra o time do CNN Money. Jornalista econômico há 24 anos, foi correspondente internacional em Londres pelo Estadão e já trabalhou no Broadcast/Agência Estado, no Valor Econômico, na Gazeta Mercantil e na Folha de S. Paulo.
Já a jornalista Débora Oliveira, certificada pelo programa B3 de formação para jornalistas, traz sua experiência de mais de 15 anos como apresentadora e repórter, com passagens por SBT e BM&C News.
Para fortalecer a cobertura de infraestrutura e outros temas, o CNN Brasil Money também terá a presença do diretor de jornalismo da CNN em Brasília, Daniel Rittner.
Rittner atuou por 22 anos no Valor Econômico, onde foi repórter especial, colunista e correspondente em Buenos Aires. É especialista na cobertura de infraestrutura e comércio exterior. Cobriu oito edições do Fórum Econômico Mundial em Davos.
O jornalista Victor Irajá, que também integra o time, foi editor da coluna Radar Econômico, da revista Veja, e repórter de Economia do Estadão e da Rádio CBN.
Na equipe de apresentadores, figura ainda Gabriel Monteiro, que veio da BM&C News, depois de passar pelo Grupo Abril. Sua experiência em ancoragem ao vivo de programas com foco na cobertura econômica, de negócios e do mercado financeiro agrega mais um diferencial ao CNN Money.
A jornalista Muriel Porfiro também faz parte do time e traz sua bagagem de 10 anos no telejornalismo. Formada no curso da B3 para jornalistas, ela participou do desenvolvimento do CNN Mercado.
Correspondentes em todo o mundo
O canal também contará com correspondentes na Europa, na América Latina e na América do Norte, que deixarão o telespectador bem informado sobre as principais notícias de economia do mundo.
Américo Martins entrará ao vivo de Londres, na Inglaterra, com dados econômicos recém-divulgados e políticas que afetam a economia e os mercados na Europa.
Priscila Yazbek entrará na programação do canal direto de Nova York para transmitir tudo o que impacta o mercado financeiro dos Estados Unidos e, por consequência, de todo o mundo.
Também de Nova York, Mariana Janjácomo trará os destaques dos principais centros financeiros globais.
Diretamente de Buenos Aires, a correspondente Luciana Taddeo fará o registro das principais notícias de política, de economia e de mercado de capitais da Argentina. Estará a cargo da jornalista captar o momento atual do país vizinho e a repercussão das medidas econômicas do governo de Javier Milei.
Dashboard
A tela do CNN Money conta com um elemento gráfico especial e exclusivo, que garante o diferencial do canal na melhor oferta informativa do mercado financeiro. Trata-se do dashboard, que permitirá aos espectadores acompanhar as cotações das principais empresas da bolsa de valores brasileira em tempo real e subsidiará as análises dos especialistas.
No painel, que ficará no ar 24 horas por dia, é possível conferir em tempo real o valor do câmbio das principais moedas e os índices que movimentam o mercado financeiro, como o Ibovespa e o Ifix.