''Cidade; Campo''. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 02 a 08 de dezembro.
SEGUNDA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO
Pastrana (2023) (15’)
ESTREIA
Horário: Segunda, dia 2/12, às 20h45
Classificação: Livre
Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta
Sinopse: Ao reviver memórias, imagens e conversas vividas, a skatista de downhill Melissa busca construir uma homenagem para seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo.
TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO
O Silêncio do Céu (2016) (82’)
INÉDITO
Horário: Terça, dia 3/12, às 23h
Classificação: 16 anos
Direção: Marco Dutra
Sinopse: Diana (Carolina Dieckmann) carrega consigo um grande trauma: ela foi vítima de um estupro dentro de sua própria residência. Entretanto, ele prefere esconder o caso e não contar para ninguém. Mario (Leonardo Sbaraglia), seu marido, também tem seus próprios segredos - mistérios que, ocultos, estão matando aos poucos a relação do casal.
QUARTA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO
Domingo à Noite (2024) (91')
INÉDITO
Horário: Quarta, 4/12, às 20h30
Classificação: 14 anos
Direção: André Bushatsky
Sinopse: Aos 75 anos, Margot (Marieta Severo) é uma das maiores atrizes do Brasil. Casada há mais de 50 anos com Antônio (Zécarlos Machado), um escritor premiado que vive com Alzheimer avançado, Margot vê sua vida mudar completamente quando descobre que também tem Alzheimer. Ela precisará correr contra o tempo se quiser terminar um último trabalho, se reconectar com os filhos e manter a independência para morrer em paz. Nesse processo, ela enfrenta obstáculos para cuidar de si e do seu marido sozinha, além do mais importante: manter o amor deles vivo diante da falta de memória.
QUINTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO
Não Vamos Sucumbir (2023) (92')
INÉDITO
Horário: Quinta, 5/12, às 21h
Classificação: Livre
Direção: Miguel Przewodowski
Sinopse: O filme revela os bastidores e a resistência das escolas de samba, destacando o caráter político intrínseco ao carnaval. A produção acompanha a preparação para o carnaval de 2020, passando pelo período de suspensão dos desfiles em 2021, devido à pandemia, até a retomada em 2022. Além de documentar esses momentos, o filme faz um inventário histórico desde o surgimento das escolas de samba até os dias atuais, ressaltando a força cultural e o impacto sociopolítico desse evento considerado o maior show do planeta. Com uma pesquisa meticulosa conduzida por Antônio Vieira, o documentário traz imagens de arquivo e dezenas de entrevistas inéditas, incluindo uma conversa com a carnavalesca Rosa Magalhães (1947-2024). O filme mescla registros de bastidores com depoimentos que reforçam o papel transformador do carnaval na sociedade brasileira. Filmado nos barracões entre 2020 e 2021, o documentário também apresenta o minucioso resgate de imagens históricas de arquivos públicos e particulares, evidenciando a relevância desse patrimônio cultural.
SEXTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO
O Aniversário do Seu Lair (2022) (18')
INÉDITO
Horário: Sexta, dia 6/12, às 21h30
Direção: Dácio Pinheiro
Sinopse: Aos 80 anos, a comemoração de aniversário de Seu Lair deveria ser alegre, mas ele, exausto com todas as restrições médicas, traz em seu semblante e nas falas com a família evidências de um mau humor crônico.
SÁBADO, 7 DE DEZEMBRO
Cidade; Campo (2024) (118')
COPRODUÇÃO - INÉDITO
[Maratona Juliana Rojas]
Horário: Sábado, dia 7/12, às 23h
Classificação: 16 anos
Direção: Juliana Rojas
Sinopse: Cidade; Campo acompanha a história de duas mulheres que transitam entre a vida urbana e rural em busca de um novo começo. Após um desastre natural devastar suas terras, Joana (Fernanda Vianna) foge para São Paulo, onde tenta recomeçar do zero em um ambiente desconhecido. Enquanto isso, Flávia (Mirella Façanha) se muda com sua esposa, Mara (Bruna Linzmeyer), para a fazenda de seu falecido pai, onde ambas enfrentam os desafios de se adaptar à vida no campo. A narrativa explora as transformações e desafios enfrentados pelas protagonistas em meio a novas paisagens e realidades, destacando a luta pela sobrevivência e a busca por identidade em contextos de ruptura e mudança.
DOMINGO, 8 DE DEZEMBRO
A Revolta dos Malês (2021) (83')
Horário: Domingo, dia 8/12, às 20h05
Classificação: 16 anos
Direção: Belisario Franca e Jeferson De
Sinopse: Bahia, janeiro de 1835. Após mais de uma década de árduo trabalho, Guilhermina, uma escrava de origem muçulmana, finalmente consegue recursos para comprar sua alforria, bem como a de Teresa, sua filha. Mas, contrariando uma antiga promessa, seu “senhor” se recusa a vender a carta da menina. Quando Pacífico Licutan, a mais estimada liderança islâmica de Salvador, é preso pelas autoridades baianas, a comunidade muçulmana entra em estado de ebulição e começa a articular uma jihad. Em desespero, Guilhermina enxerga no levante a única forma de conquistar a liberdade da filha.