Canal Brasil exibe maratona de filmes de Leon Hirszman

Cenas de ''Partido Alto''; ''Maioria Absoluta'' e ''Nelson Cavaquinho''. Fotos: Divulgação  

O Canal Brasil exibe uma maratona de três curtas-metragens e três longas-metragens dirigidos pelo cineasta carioca Leon Hirszman, um dos precursores do Cinema Novo. A maratona será neste sábado, 30 de novembro, a partir das 14h. Serão exibidos os curtas “Nelson Cavaquinho” (estreia); “Maioria Absoluta”; “Partido Alto”; e os longas “São Bernardo”; “ABC da Greve”; e “Eles Não Usam Black-Tie”. A filmografia de Hirszman busca investigar e refletir atuações políticas e questões populares de sua época.

A maratona Leon Hirszman começa com a estreia do curta-metragem documental “Nelson Cavaquinho”, que acompanha a rotina do compositor na sua casa em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, junto a imagens do cotidiano. Na sequência, o curta “Maioria Absoluta” dá voz a analfabetos nordestinos, em meio às condições de vida no campo, que são impedidos de votar e denunciar a desigualdade social existente no Brasil. O documentário “Partido Alto”, que conta com a participação de sambistas como Paulinho da Viola, Wilson Moreira e Candeia, conta a história do subgênero musical derivado do samba, originado dos batuques africanos, que surgiu na modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, no início do século XX.

A programação também exibe o longa-metragem “São Bernardo”, em que Paulo Honório (Othon Bastos) é um sertanejo de origem pobre e, a partir de um trabalho, consegue se tornar dono de uma fazenda de São Bernardo em Viçosa, Alagoas, entrando para a economia rural. No longa “ABC da Greve”, Leon cobre a realidade dos trabalhadores de fábricas na cidade paulista de São Bernardo do Campo e o desfecho com a primeira greve nacional fora dos locais de trabalho, durante a ditadura militar no Brasil.

Cenas de ''ABC da Greve''; ''São Bernardo'' e ''Eles Não Usam Black-Tie''. Fotos: Divulgação  

A maratona encerra com “Eles Não Usam Black-Tie”, que se passa nos anos 1980, na cidade de São Paulo, onde o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) se casam e formam uma família ao mesmo tempo em que um movimento grevista eclode. Ele se preocupa com sua esposa grávida e tem medo de perder o emprego, desistindo de participar do movimento, o que causa um conflito com seu pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um militante sindical.

Maratona Leon Hirszman
Horário: Sábado, dia 30/11, a partir da 14h

Nelson Cavaquinho (1969) (14’) - Estreia
Horário: Sábado, dia 30/11, às 14h
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Maioria Absoluta (1964) (20’)
Horário: Sábado, dia 30/11, às 14h10
Classificação: Livre
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: A obra retrata o cotidiano de trabalhadores rurais analfabetos, especialmente os nordestinos, que vivem na miséria extrema. Apesar de não saber ler nem escrever, eles são conscientes de sua condição.

Partido Alto (1976) (22’)
Horário: Sábado, dia 30/11, às 14h35
Classificação: Livre
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

São Bernardo (1972) (113’)
Horário: Sábado, dia 30/11, às 15h
Classificação: 10 anos
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: De origem pobre, Paulo Honório trabalha incansavelmente e consegue se tornar um rico fazendeiro. Sua esposa, Madalena, precisa enfrentá-lo depois que ela se cansa de seus modos tirânicos.

ABC da Greve (1990) (75’)
Horário: Sábado, dia 30/11, às 16h55
Classificação: Livre
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: O filme retrata a primeira greve brasileira fora das fábricas do Brasil, cobrindo os acontecimentos na região do ABC paulista, em 1979. À frente das manifestações, estava o então jovem Luiz Inácio Lula da Silva.

Eles Não Usam Black-Tie (1981) (123’)
Horário: Sábado, dia 30/11, às 18h25
Classificação: 14 anos
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: Otávio é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras de uma metalúrgica, na qual seu filho Tião também trabalha. Mas, com a namorada grávida, o jovem resiste à greve para não perder o emprego.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato