A Música de John Williams - da Lucasfilm Ltd, Amblin Documentaries e Imagine Documentaries – já está disponível no Disney+! O documentário oferece um olhar fascinante e profundo da vida e carreira do lendário compositor John Williams, e contou com um lançamento limitado nos cinemas de Nova York, Los Angeles e Londres na última sexta-feira (01).
Aproveitando a estreia da produção, separamos os principais temas abordados em A Música de John Williams, além dos trabalhos mais marcantes realizados pelo músico ao longo de sua carreira.
O início do sucesso de uma lenda
John Williams nasceu em 1932, em Nova York, e teve sua infância rodeada de músicos por parte de sua família, com destaque para seu pai que era percussionista de jazz no quinteto Raymond Scott. Isso o levou ao caminho da arte desde seus primeiros trabalhos, quando começou atuando como pianista de jazz. Porém, sua carreira musical começou a ganhar forma de uma maneira bastante adversa, já que no começo dos anos 1950, Williams foi convocado pela Força Aérea dos Estados Unidos para compor arranjos musicais épicos que fizessem referência a vitória militar norte-americana. Posteriormente, em 1955 o músico finalizou seu serviço na Força Aérea consolidou seus estudos na universidade de Juilliard School.
Seu trabalho ganhou destaque logo após esse período, quando trabalhou como músico de estúdio em Hollywood, participando de gravações para diversos filmes, e teve seu primeiro grande projeto como compositor de trilhas sonoras com o filme Daddy-O. (1959). Já na década de 1960, Williams continuou a compor para televisão e cinema, mas seu grande sucesso veio especialmente com o filme Tubarão, lançado em 1975, que o consolidou como um dos principais músicos da história.
Composições para franquias que marcaram gerações
Após o sucesso estrondoso dessa trilha sonora icônica que mudou sua carreira, John Williams começou a ter oportunidades para colaborar com diretores como Steven Spielberg e George Lucas em projetos memoráveis no cinema, incluindo franquias icônicas como STAR WARS, disponível no Disney+, Harry Potter (2001-2011), Jurassic Park (1993), ET. O Extraterrestre (1982) e muitos outros longas que despertam memórias afetivas.
O documentário A Música de John Williams, do Disney+ que – inclusive - abriu a 38ª edição do AFI Fest no último dia 23 de outubro, mostra a trajetória desse compositor que desde seus primeiros dias como pianista de jazz, até suas 54 indicações ao Oscar® e cinco vitórias, segue inovando sua carreira, bem como sua música para concertos, tendo grande impacto e relevância na cultura popular.
A produção apresenta entrevistas com artistas e cineastas cujas vidas foram tocadas por sua música atemporal. Dirigido pelo premiado cineasta e autor best-seller Laurent Bouzereau, o documentário é produzido por Steven Spielberg, Brian Grazer, Ron Howard, Darryl Frank, Justin Falvey, Sara Bernstein, Justin Wilkes, Meredith Kaulfers, Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Laurent Bouzereau, com Markus Keith e Michael Rosenberg atuando como produtores executivos.
A Música da John Williams já está disponível no Disney+.