Um dos desfiles mais memoráveis da moda brasileira é tema do documentário que estreia no Fashion TV Brasil

Foto: Fernando Louza

Às vésperas do São Paulo Fashion Week N58, o Fashion TV Brasil estreia o documentário ''O Invisível da Moda Brasileira'', para celebrar duas décadas da realização do icônico desfile ''A Costura do Invisível'', do estilista Jum Nakao. 

Na edição de julho de 2004 do principal evento de moda do país, Nakao apresentou ao público aquele que seria considerado o Desfile da Década pelo SPFW. A originalidade do desfile está nas peças confeccionadas todas em papel, de diferentes gramaturas e técnicas. 

No filme produzido pela Zpixels Filmes e dirigido pelo próprio Jum Nakao, o estilista relembra a concepção e execução do desfile: “para mostrar ao mundo o que é invisível aos olhos, os saberes colecionados, as técnicas garimpadas, as habilidades lapidadas, as artesanias preservadas, busquei a mais frágil, efêmera e singela matéria para impregnar de significado. Decidi fazer uma coleção de papel”.

Mais de 200 profissionais, ao longo de 700 horas de trabalho, utilizaram quase uma tonelada do material na produção do cenário e das roupas, que foram destruídas diante dos olhares perplexos dos presentes. Além de relembrar como foi feito o desfile original, o documentário apresenta, ainda, a criação de uma coleção tributo de lingeries de papel, realizada em 2022. 

''O Invisível da Moda Brasileira'' conta com a participação de profissionais da moda, de espetáculos e das artes que, de alguma forma, estiveram envolvidos no desfile de 2004. Assim como para quem assistiu ao vivo ao desfile, o filme faz ressoar no espectador impressões sobre o passado, reflexões sobre o presente e inspirações para o futuro. 

O Invisível da Moda Brasileira 
Canal: FashionTV e BOX BRAZIL PLAY 
Data de estreia: 15/10/2024 às 19:30 
Reprises: 16/10/2024, às 07h30; 29/10/2024, às 19h30 e 30/10/2024, às 07h30 Duração: 1h22min. 
Classificação indicativa: Livre 

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato