TV Bahia exibe documentário dos 50 anos do Ilê Aiyê nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/ TV Bahia

O aniversário de 50 anos do Ilê Aiyê, nesta sexta-feira, 1º, será marcado pela exibição de um documentário inédito na TV Bahia, logo após a Sessão da Tarde, para toda a Bahia. Intitulado de ''Ilê Aiyê: a casa do mundo'', o documentário teve pré-estreia, na noite desta quarta, 30, no cinema do Salvador Shopping, e contou com a presença de artistas, entrevistados, equipe envolvida na produção, representantes dos movimentos negros, autoridades e de parte da comunidade do Curuzu, onde o bloco afro mais antigo do Brasil nasceu. 

A sessão foi marcada por muita emoção, principalmente das lideranças do Ilê. O público também ficou encantado com a narrativa e as memórias resgatadas, aplaudindo de pé, por um longo tempo, ao final da exibição. Os presentes, inclusive, puderam conhecer mais detalhes da produção do documentário durante um bate-papo com a equipe realizadora. 

Dentre os presentes na pré-estreia estavam Bruno Monteiro, secretário estadual de Cultura, que representou o governador Jerônimo Rodrigues; Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos; Ângela Guimarães, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais; Luanda Machado, assessora Institucional da Secretaria de Educação do Estado, representando Rowenna Brito, secretária estadual de Educação; a apresentadora da TV Globo, Rita Batista; o cantor Lazinho, do Olodum; o ator e humorista Sulivã Brito; a contadora de histórias afro-brasileiras carioca Nancy de Souza e Silva, mais conhecida como Vovó Cici de Oxalá; do advogado Marinho Soares; e do padre Lázaro Muniz.

Histórias e memórias

Para a produção do documentário – que contou com entrevistas com Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Caetano Veloso e Daniela Mercury –, o time de jornalismo da TV Bahia ouviu quase 60 pessoas para buscar os melhores relatos e registros inéditos sobre o Ilê, que é símbolo de muita resistência e luta, especialmente contra o racismo. 

O “Ilê Aiyê: a casa do mundo” tem como ponto de partida a Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade, e as condições que levaram ao surgimento do Ilê, destacando o protagonismo das mulheres do bloco, especialmente Mãe Hilda de Jitolu, mãe de Vovô e ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu. A história, que tem trechos com as narrações dos atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, atravessa os 50 anos até chegar à turnê mundial do grupo, realizada em julho de 2024, passando pela África e outros 12 países da Europa. 

Dividido em cinco capítulos, o documentário – que abre uma série de conteúdos especiais da TV Bahia para discutir a questão racial ao longo do mês de novembro – explica como os tambores do bloco afro se tornaram imprescindíveis para a formação de jovens da comunidade e para influenciar diretamente o surgimento do samba-reggae e da axé music.  

O “Ilê Aiyê: a casa do mundo” tem coordenação de Alexandre Lyrio e Ricardo Ishmael; roteiro de Alexandre Lyrio; reportagem e produção de Ricardo Ishmael; edição e pesquisa de Sheliane Silva; e edição de imagens de Gabriel Paz. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato