Foto: TV Brasil/Divulgação |
Em homenagem ao músico João Donato, que completaria 90 anos em 2024, o programa Sem Censura apresenta uma edição especial nesta sexta (4), às 16h, na TV Brasil, com histórias e repertório de sucessos do ídolo que faleceu no ano passado, aos 89 anos.
Para conversar sobre a importância do pianista, compositor e arranjador que fez história na cena artística do país, a produção inédita apresentada por Cissa Guimarães na telinha da emissora pública recebe diversos convidados. O tributo tem a participação de personalidades que conviveram com o astro.
O Sem Censura reúne a cantora e compositora Leila Pinheiro, o compositor, arranjador e maestro Gilson Peranzzetta, amigo de longa data e parceiro do bamba; e o produtor musical Kassin. A atração ainda traz para a bancada o músico Donatinho, filho de João Donato; e a viúva Ivone Belém, jornalista que morou durante 24 anos com o consagrado artista. A debatedora é a jornalista Bia Aparecida.
Os entrevistados abordam a vida e a obra desse ícone da Bossa Nova que deixou grande legado para a cultura nacional. No palco do Sem Censura, Leila Pinheiro, Gilson Peranzzetta e Donatinho interpretam clássicos da obra do músico. Entre outros hits da MPB, os artistas executam as canções "Emoriô", "Ahiê", "Bananeira" e "Nasci para Bailar".
Com transmissão de segunda a sexta, às 16h, o programa pode ser acompanhado pelo app TV Brasil Play e no YouTube do canal público. O conteúdo também está disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura tem horário alternativo na emissora mais tarde no mesmo dia, à meia-noite.
Durante o papo, os convidados recordam sua relação com o homenageado. Leila Pinheiro fala sobre o seu novo álbum "Donato" que reverencia o amigo. Gigante da MPB, Gilson Peranzzetta destaca o disco "Aprendi com Donato", outro projeto para celebrar o querido músico com quem gravou, tocou e fez inúmeros arranjos. A parceria também é assunto para o produtor Kassin lembrar na conversa.
O filho Donatinho também ingressou na trajetória artística. Ele tocava e gravava com o pai desde o início da carreira. Gestora cultural do Instituto João Donato, a viúva Ivone Belém conta curiosidades do artista com a família e amigos no dia a dia.
Tags
Programação