Foto: Divulgação/SBT |
O ''SBT Brasil'' estreia, nesta segunda-feira (28), a série inédita de reportagens "Além da Medida", que revela a violação de um dos principais mecanismos da Lei Maria da Penha: as medidas protetivas de urgência.
Conduzida pela repórter Simone Queiroz, a produção reúne relatos angustiantes de mulheres que vivem sob o risco da violência, depoimentos de réus por violência doméstica e a revolta de familiares das vítimas de feminicídio.
A cada 80 segundos, uma medida protetiva é concedida no país a mulheres vítimas de violência. De janeiro a julho deste ano, foram mais de 230 mil ordens judiciais como estas, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Por outro lado, o descumprimento das determinações atingiu nível recorde.
Em uma das gravações, a equipe entrou no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na capital paulista, e acompanhou a rotina de homens que aguardam julgamento após crimes contra mulheres.
A reportagem foi atrás de órgãos fiscalizadores e ainda mostra iniciativas que tentam modificar esta realidade, como os grupos reflexivos. Em uma entrevista exclusiva, a ativista Maria da Penha falou sobre ações urgentes para reverter o cenário de violações. "Quando a medida protetiva é concedida mas não existe uma fiscalização, corremos o risco de um feminicídio", diz Maria da Penha, símbolo nacional da luta contra a violência doméstica e familiar.
A série de três reportagens vai ao ar de segunda a quarta-feira, às 19h45, no ''SBT Brasil''.
Tags
Programação