Dirigido por Renata Paschoal, obra venceu o Kikito de Melhor Documentário no Festival de Gramado (Crédito: divulgação/ Curta) |
Consagrado no 52ª do Festival de Gramado com o Kikito de Melhor Documentário, ''Clarice Niskier, Teatro Dos Pés À Cabeça'', dirigido por Renata Paschoal, estreia com exclusividade no Curta!, e a partir de 1 de novembro estará disponível no site do CurtaOn, gratuitamente, durante 15 dias como degustação. O filme homenageia o Teatro ao retratar a trajetória de Clarice Niskier, uma de suas personalidades mais admiráveis, que fez dos palcos a sua própria vida.
''Estou completando 40 anos de teatro, então estão fazendo esse documentário. Uma coisa meio narcísica né, mas estou tentando não falar de mim, mas do teatro'', brinca a artista.
Com imagens de arquivo, peças como ''Coisas de Mãe'' e ''A Alma Imoral'', e depoimentos com diretores que marcaram a carreira da atriz, entre eles, Domingos Oliveira, Eduardo Wotzik e Amir Haddad, o filme acompanha o dia a dia de Clarice, mostrando toda a sua paixão pela quinta arte.
''Eu sou uma pessoa de teatro, raro. E ela também é uma pessoa de teatro. Isso é uma coisa muito importante, duas pessoas de teatro, uma raça em extinção'', diz Amir Haddad.
O documentário transita entre a magia e a força das atuações para a serenidade e o carisma de Clarice em seu dia a dia. As dores, as alegrias, os desafios estão todos lá. A obra mostra que suas atuações são, no fundo, a inspiração de uma paixão natural. Para Clarice, não é difícil explicar e descrever o que é o teatro.
''O teatro é a nossa energia, nossa energia pré-histórica, ancestral, aqui e agora, dia a dia'', define a artista sobre o seu ofício.
A diretora Renata Paschoal exalta: ''Este documentário também é uma homenagem ao ofício do ator. Todo meu amor e respeito por esta profissão tão linda''.
''Clarice Niskier, Teatro Dos Pés À Cabeça'' é uma produção da Forte Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também pode ser assistido no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Quartas de Cena e Cinema, 30 de outubro, às 22h30.
Do ópio à revolução: filme inédito conta a história da China nos séculos XIX e XX
A história e a cultura da China são milenares, mas os últimos 200 anos foram especialmente turbulentos e repletos de altos e baixos. O documentário “A Reinvenção da China”, dividido em duas partes, traz entrevistas com especialistas sobre os acontecimentos que marcaram o país desde a Guerra do Ópio, em meados do século XIX, e as consequências da Revolução Cultural do século XX.
A primeira parte do filme – uma produção de Arte France, Program33 e At-Prod dirigida por Pierre Singaravélou, Ilana Navaro e Karim Miské – começa situando o espectador sobre o papel que os chineses tinham na ordem vigente no século XIX: eram comerciantes. Exportavam, sobretudo, chá para a Europa e possuíam reservas de prata. No comando do império chinês, a Dinastia Qing.
Para submeter esse imenso país às suas próprias condições de comércio, a Inglaterra começa a introduzir o ópio a fim de viciar a população e provocar o caos social – o que de fato acontece. O imperador, então, manda destruir os carregamentos dos ingleses que, em represália, declaram guerra. Assim começa a chamada “Guerra do Ópio” e o declínio do império chinês.
Ao perder a guerra, a China é obrigada a indenizar a Inglaterra e a ceder a cidade de Hong Kong. Com a moral do país em baixa, inicia-se um período de instabilidade econômica e social que culmina em mais conflitos sangrentos, como a guerra Sino-Japonesa e a Revolta dos Boxers. Em ambas, a China foi novamente derrotada. Até que em 1911, a Primeira Revolução Chinesa, encerra milhares de anos de um sistema imperial feudal e marca um novo começo que visava a modernização, mas o filme mostra que não foi isso que aconteceu.
O filme também pode ser assistido no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A primeira parte do documentário estreia na Sexta da Sociedade, 01 de novembro, às 23h.
Segundas da Música – 28/10
22h – “Cássia Eller” (Documentário)
Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública. Sua morte, em 2001, teve repercussão nacional. Direção: Paulo Henrique Fontenelle Duração: 113 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: 29 de outubro, terça-feira, às 2h e às 16h; 30 de outubro, quarta-feira, às 10h; 2 de novembro, sábado, às 22h; 3 de novembro, domingo, às 14h40; 4 de novembro, segunda-feira, às 0h45.
Terças das Artes – 29/10
22h30 – “Os Irmãos Roberto” (Documentário)
Da mesma geração de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício foram autores do prédio do aeroporto Santos Dumont. Neste filme, a partir dos depoimentos de diversos arquitetos contemporâneos, reavalia-se a contribuição da dupla, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes, valores negligenciados pela visível padronização de estilos e materiais nas últimas décadas. Direção: Ivana Mendes, Tiago Arakilian Duração: 72 min Classificação: Livre Horários alternativos: 30 de outubro, quarta-feira, às 2h30 e às 16h30; 31 de outubro, quinta-feira, às 10h30; 2 de novembro, sábado, às 12h30; 3 de novembro, domingo, às 18h30
Quartas de Cena e Cinema – 30/10
22h30– ''Clarice Niskier: Teatro dos Pés à Cabeça'' (Documentário) INÉDITO E EXCLUSIVO
Uma homenagem ao Teatro a partir da trajetória de Clarice Niskier que fez de seu ofício o seu próprio estilo de vida. Como eixo central, entrevistas com os três diretores com quem Clarice desenvolveu longas parcerias: Domingos Oliveira, Eduardo Wotzik e Amir Haddad. Direção: Renata Paschoal Duração: 70 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: 31 de outubro, quinta-feira, às 2h30 e às 16h30; 1° de novembro, sexta-feira, às 10h30; 2 de novembro, sábado, às 16h30 e 3 de novembro, domingo, às 22h30.
Quintas do Pensamento – 31/10
21h30 – ''Palavra (En)Cantada'' (Documentário)
Uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, "Palavra (En)cantada" passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim. Direção: Helena Solberg Duração: 84 min Classificação: Livre Horários alternativos: 1° de novembro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 4 de novembro, segunda-feira, às 9h30.
23h– ''A Reinvenção da China'' (Documentário)
Descubra a evolução da China moderna, através de 150 anos de história e figuras importantes como a Imperatriz Cixi, Mao Zedong e Jack Ma. O país perdeu sua posição de liderança, depois se recuperou e logo se tornou o país mais poderoso do mundo. Direção: Pierre Singaravélou, Ilana Navaro e Karim Miské Duração: 52 min Classificação: Livre Horários alternativos: 2 de novembro, sábado, às 3h e às 15h30; 3 de novembro, domingo, 21h30; 4 de novembro, segunda-feira, às 17h; 5 de novembro, terça-feira, às 11h.
Sábado– 02/11
21h– ''Cannes, um Festival pela Liberdade'' (Documentário)
O surgimento do Festival de Cannes, em 1939, teve extrema importância como reação ao totalitarismo. A produção mostra como nasceu o maior festival de cinema do mundo, além de exibir a amizade entre Philippe Erlanger e Jean Zay, dois apaixonados por cinema.Direção: Frédéric Chaudier Duração: 52 min Classificação: Livre Horários alternativos: 3 de novembro, domingo, às 12h30.
Domingo– 03/11
19h50 - ''Sessão PortaCurtas'' (Documentário) - Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família
Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas". Direção: Suzana de Moraes Duração: 30 min Horários alternativos: 4 de novembro, segunda-feira, às 2h50
Tags
Programação