Foto: Globo / Karla Freire |
Viver por mais tempo e da melhor maneira possível estão entre os principais temas da atualidade. Para compreender mais sobre longevidade, o 'Conversa com Bial' desta quarta, dia 30, recebe Astrid Fontenelle, que comanda o “Admiráveis Conselheiras” no GNT - programa em que entrevista mulheres com mais de 60 anos -, e Ricardo Oliveira Neves, autor de “A Nova Longevidade: Reinventando a Aposentadoria” em colaboração com Sonia Gil, para um bate-papo sobre uma realidade que se torna cada vez mais próximo dos brasileiros. Ao longo da entrevista, eles conversam sobre atividades físicas, finanças, mercado de trabalho e relacionamentos amorosos depois dos 60 anos.
Com uma carreira de mais de 30 anos de sucesso na televisão, Astrid explica como foi envelhecer em frente às câmeras: “Para mim não é estranho. Para eles (o público) também não é estranho porque o meu envelhecimento foi muito orgânico. Eu nunca mexi no meu corpo. Eu nunca mexi na minha cara. Quando ficou velho, o cabelo branco veio,” reflete.
Mãe do adolescente Gabriel, a apresentadora reflete sobre a importância da convivência entre diferentes gerações: ”Eu nunca deixei de conviver com muita gente jovem. O meu marido é 17 anos mais jovem do que eu. Eu gosto de trabalhar com gente jovem. Eu gosto de ensinar para gente jovem. Eu não posso ver uma estagiária. Eu adoro. Trato com carinho porque a gente aprende ", comenta.
Ricardo Oliveira Neves, especialista em longevidade, explica como muitos homens enxergam o envelhecimento: “Em geral, o homem recebe a educação que ele deve ser o provedor. Ele é o macho alfa. Na medida em que ele se aposenta, dissolve aquela exuberância, aquele prestígio, aquele poder. E aquilo bate fundo no homem (...) Ele é destronado”.
O ‘Conversa com Bial’ vai ao ar de segunda a sexta no GNT, às 23h30, e na TV Globo, após o ‘Jornal da Globo’. Também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também estão disponíveis em áudio, no podcast do programa disponível no Globoplay. O programa tem apresentação e redação final de Pedro Bial, direção de Fellipe Awi e Mairo Fischer, e produção de Nathalia Pinha. A direção de gênero é de Mariano Boni
Tags
Programação