No Provoca: "Tem um pessoal que acha que o céu não está pago'', diz o pastor Ed René Kivitz sobre quem pede Pix em nome da fé

Foto Ana Paula Santos

Nesta terça-feira (22/10), Marcelo Tas conversa com o escritor, teólogo e pastor Ed René Kivitz. Ele fala sobre a denominação Batista no Brasil ter uma lógica conservadora e fundamentalista; que, assim como no Brasil, o mundo religioso também está dividido, ou você é de Deus ou do diabo; que é contra o aborto, mas a favor da descriminalização do aborto; a respeito de quem pede Pix em nome da fé; e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, às 22h.
 
Sobre ter sido excluído da Ordem dos Pastores Batista, Kivitz diz: “o grupo que hoje governa a denominação Batista no Brasil tem uma lógica que eu julgo conservadora, fundamentalista, e eu não me enxergo nessa lógica (...) não existe só um jeito de ser Batista, uma lógica interpretativa da Bíblia Sagrada (...) o meu horizonte de leitura do Evangelho faz com que ele esteja em constante choque com a religião organizada, uma religião dogmática, moralista, ritualista, excludente, anacrônica. Eu critico isso o tempo inteiro e isso me expurgou”, conta.

Em outro momento do Provoca, o teólogo diz que assim como o Brasil está dividido, o mundo religioso evangélico também está. “Tem um professor da Universidade Metodista, Antônio Gouvêa Mendonça, que diz que a ênfase da Igreja Católica é a unidade e da Igreja Protestante é a verdade (...) se eu tenho a verdade e você não concorda comigo, você está enganado, equivocado, é herege (...) a verdade não permite um olhar plural, uma flexibilidade”, explica.
 
Ele comenta, ainda, sobre quem pede Pix em nome da fé. “Durante muitos anos, eu fazia corrida matinal na USP e tinha um dos muros pichado dizendo: ‘o inferno é mais barato’. E eu contei isso no meu sermão e o meu amigo disse: ‘passa lá e picha do lado, mas o céu já está pago’. Eu acho que tem um pessoal que acha que o céu não está pago”, comenta.

Outro assunto questionado por Tas, que inclusive foi motivo da exclusão de Kivitz da Ordem dos Pastores Batista, é o aborto. Ele pergunta: “Nós temos um PL, o 1904, que está sendo muito debatido e que equipara o aborto ao homicídio. A bancada evangélica apoia e você?” “Eu sou contra o aborto e contra a criminalização do aborto (...) uma mulher que sofreu um estupro, traumatizada por essa violência, que carrega no ventre uma criança e ela diz: ‘eu quero abortar, eu quero tirar essa criança’. Eu sou contra, mas eu vou criminalizar isso? Não posso criminalizar isso, eu tenho que compreender o drama humano que está sendo vivido ali”, esclarece.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato