No Dia Internacional da Animação, Canal Brasil exibe maratona especial

''Angeli The Killer'', de Cesar Cabral; ''O Menino e o Mundo'', de Alê Abreu. Fotos: Divulgação  

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, o Canal Brasil abre espaço em sua grade para uma maratona de filmes e séries dedicada à rica produção brasileira. A partir das 16h, serão exibidos: todos os episódios da série “Angeli The Killer”, de Cesar Cabral; os longas-metragens “Luz, Anima, Ação”, de Eduardo Calvet, “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu e “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de Cesar Cabral; os curtas-metragens “Cadê Heleny?”, de Esther Vital, “O Destino da Senhora Adelaide”, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia, “Tom”, de Felippe Steffens, “Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio”, de Radhi Meron, “O Caçador de Árvores Gigantes”, de Anttonio Pereira, “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides”, de Jonatas Rubert, “Nonna”, de Maria Augusta V. Nunes; além da maratona da série “Motel Sama”, de Luísa Sequeira e Eduardo Sama.

A série que abre a programação especial é “Angeli The Killer”, de Cesar Cabral, em que o ilustrador e cartunista paulista Angeli conta seus dilemas e experiências com personagens criados por ele. Na sequência, o documentário “Luz, Anima, Ação”, de Eduardo Calvet, retrata a trajetória da história da animação brasileira no cinema, na televisão e na publicidade desde 1917. O curta-metragem “Cadê Heleny?”, de Esther Vital, narra a trajetória de vida da filósofa, professora e diretora de teatro Heleny Guariba, desaparecida em 1971 na ditadura militar brasileira. A história é contada por meio de lembranças bordadas na arte têxtil arpillera, uma prática popular criada como resposta à ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990), no Chile. Já no curta-metragem “O Destino da Senhora Adelaide”, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia, um café da manhã pode mudar toda a vida de Adelaide.

''Luz, Anima, Ação'', de Eduardo Calvet; ''Cadê Heleny?'', de Esther Vital; ''O Destino da Senhora Adelaide'', de Breno Alvarenga e Luiza Garcia; ''Tom'', de Felippe Steffens. Fotos: Divulgação

Também integra a maratona o curta “Tom”, de Felippe Steffens, sobre o cachorro Tom, que embarca em uma viagem espacial com sua dona, mas ela desaparece e ele tenta retornar à Terra. Em “Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio”, de Radhi Meron, Aurora é uma rua triste e solitária que, em um dia forte de chuva, se questiona se pode morrer. Já o curta-metragem “O Caçador de Árvores Gigantes”, de Anttonio Pereira, mostra uma criança descobrindo que árvores grandes eram vendidas a deuses. No curta “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides”, de Jonatas Rubert, um disco voador, os dinossauros e as cegonhas tentam explicar como são as pessoas com Síndrome de Down.

No curta-metragem “Nonna”, de Maria Augusta V. Nunes, Ana e sua avó vivem no campo e sofrem com os efeitos prejudiciais dos agrotóxicos na região. No premiado longa-metragem “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, um menino que mora no campo vai conhecer a cidade grande e descobre uma sociedade marcada pela pobreza, exploração e falta de perspectivas. O filme foi indicado à categoria de Melhor Filme de Animação do Oscar® 2016. O longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de Cesar Cabral, mostra o personagem punk Bob Cuspe que tenta fugir de um deserto pós-apocalíptico. O que ele não sabe é que está na mente de Angeli, seu criador, que passa por um bloqueio criativo.

''Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio'', de Radhi Meron; ''O Caçador de Árvores Gigantes'', de Anttonio Pereira; ''A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides'', de Jonatas Rubert; ''Nonna'', de Maria Augusta V. Nunes. Fotos: Divulgação

A série que encerra a programação especial do Dia da Animação é “Motel Sama”, de Luísa Sequeira e Eduardo Sama, que traz as aventuras eróticas de um ex-policial e escritor que se envolve na investigação de um crime no Motel Sama.

''Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente'', de Cesar Cabral; ''Motel Sama'', de Luísa Sequeira e Eduardo Sama. Fotos: Divulgação

Maratona Dia Internacional da Animação
Horário: Segunda, dia 28/10, a partir das 16h

''Angeli The Killer'' (11X12’) (2016)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 16h
Classificação: 14 anos
Direção: Cesar Cabral

Sinopse: O cartunista Angeli é o protagonista dessa série de animação e divide a cena com muitas de suas irreverentes criações ao longo da carreira.

''Luz, Anima, Ação'' (2013) (100')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 18h15
Classificação: Livre
Direção: Eduardo Calvet

Sinopse: Com quase um século de história, a animação brasileira traz histórias e personagens ricas e estimulantes que construíram o caminho até os dias de hoje.

''Cadê Heleny?'' (2022) (29’)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 19h50
Classificação: 16 anos
Direção: Esther Vital

Sinopse: A trajetória de vida de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971 sob a ditadura militar brasileira. As lembranças bordadas e animadas denunciam o que não podia ser dito com palavras.

O Destino da Senhora Adelaide (2022) (5')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h20
Classificação: Livre
Direção: Breno Alvarenga e Luiza Garcia

Sinopse: Um café da manhã pode mudar toda a vida de Adelaide.

''Tom'' (2021) (7')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h30
Classificação: Livre
Direção: Felippe Steffens

Sinopse: Tom era apenas um cachorro normal quando foi ao espaço com sua dona, Mei. Quando ela deixa a estação para uma caminhada espacial e não retorna, Tom se vê obrigado a assumir o controle da ISS. Reproduzindo o que sua dona fazia ele tenta manter o lugar funcionando enquanto espera o retorno de Mei, e o retorno à sua vida como era antes.

''Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio'' (2021) (10')
Horário:  Segunda, dia 28/10, às 20h35
Direção: Radhi Meron
Classificação: Livre

Sinopse: Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória, sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?

''O Caçador de Árvores Gigantes'' (2016) (10’)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h45
Classificação: 12 anos
Direção: Anttonio Pereira

Sinopse: Um menino brincando no quintal de sua casa descobre uma arca enterrada revelando um segredo, a mais de 500 anos homens vendiam as maiores árvores da terra para os reis mais poderosos. Um dia tudo isso parou e nunca mais se ouviu falar dos caçadores de árvores, tudo o que restou foi aquela arca, com um velho mapa. O menino com ajuda de seu amigo bicho-do-mato vai à caça das Árvores Gigantes, que ele acredita estarem presas no céu.

''A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides'' (2021) (5’)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h55
Classificação: Livre
Direção: Jonatas Rubert

Sinopse: Alguns humanos nascem com um conjunto de características variáveis, que eles chamam de síndrome de Down. Um disco voador, dinossauros e cegonhas nos ajudam a tentar entender o que é e qual a diferença entre tê-la ou não.

''Nonna'' (2021) (11')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 21h
Classificação: Livre
Direção: Maria Augusta V. Nunes

Sinopse: A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, ela entende que a presença de sua avó ali é transcendental.

''O Menino e o Mundo'' (2013) (76')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 21h15
Classificação: Livre
Direção: Alê Abreu

Sinopse: Um garoto mora com o pai e a mãe em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. 

''Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente'' (2021) (87')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 22h30
Classificação: 16 anos
Direção: Cesar Cabral

Sinopse: O punk Bob Cuspe luta para fugir de um deserto pós-apocalíptico. O que ele não sabe é que está na mente de Angeli, seu criador, que passa por um bloqueio criativo.

''Motel Sama'' (13X05’) (2013)
Horário: Terça, dia 29/10, à 0h
Classificação: 18 anos
Direção: Luísa Sequeira e Eduardo Sama

Sinopse: A animação traz as aventuras eróticas de um ex-policial e escritor que se envolve na investigação de um crime no remoto Motel Sama.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato