Foto: Globo/Divulgação |
Os temperos realçam o sabor dos alimentos, encantam os olhos e ainda podem fazer bem para a saúde. Na Idade Média e até antes, a principal função das ervas, sementes e raízes de gosto marcante e perfume forte era encobrir o que não cheirava bem. Hoje, as especiarias desbravaram mundos e são essenciais nos pratos brasileiros. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 18, passeia pelo universo dos temperos e revela os poderes e benefícios deles. O programa é uma coprodução com a EPTV.
''A maior surpresa dessa reportagem foi descobrir o tamanho do poder dos temperos. A ciência já confirma que eles são um componente importante da nossa felicidade devido a sociabilidade que proporcionam, o bem-estar, os tratamentos, o complemento da alimentação. E as curiosidades, como de onde vem uma das especiarias mais caras do mundo, como é a planta da pimenta do reino, qual o cheiro do orégano fresco, tudo isso nos mostra que os temperos, na verdade, são personagens de um mundo fascinante'', garante o repórter Dirceu Martins, que conduz as reportagens.
Em Holambra, no interior de São Paulo, cidade famosa pela produção de flores, as pimentas são as estrelas. Um negócio familiar, gerido por dois irmãos, se dedica, há 20 anos, a fazer das pimentas frutos perfeitos em um viveiro, com 50 variedades. Os irmãos chegaram a trabalhar no mercado financeiro, mas hoje cuidam de um sítio do tamanho de seis campos de futebol, onde a pimenta é o prato principal e tudo o que eles produzem vira molho e geleias. No sítio, o repórter Dirceu Martins descobre a diferença entre os vários tipos da especiaria e experimenta a Carolina Reaper, pimenta mais ardida do mundo, considerada uma pimenta nuclear.
A dedo de moça, pimenta mais usada no Brasil para fabricação de molhos, e a malagueta, a mais cultivada, entraram na mira da ciência. O programa desta sexta-feira revela uma pesquisa inédita da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas, que investiga as propriedades da ardência das pimentas vermelhas. Os estudos revelam que quanto mais ardida, maior o benefício para a saúde. Mas os pesquisadores alertam que devido aos componentes fortes, elas não podem ser consumidas em grande quantidade.
Na viagem pelos temperos, manjericão, alecrim e orégano podem ser importantes aliados para manter uma alimentação balanceada. Por recomendação médica, Dona Dedé precisou substituir o sal por outros alimentos e descobriu as melhores composições de especiarias para dar o sabor à comida, como alho, cebola, louro, orégano, açafrão.
O repórter Dirceu Martins também descobre as propriedades do alho negro, que é o alho comum, maturado em estufas, descascados, debulhados e cozidos no forno por 14 a 60 dias, a 70 graus de temperatura. O amadurecimento intenso faz com que o alho perca a acidez, fique doce e negro, se tornando um alimento extremamente rico. No Japão, o alho negro é tradicionalmente usado para prevenir doenças como hipertensão e câncer. Pesquisadores também revelam resultados inéditos sobre a força do grão da mostarda e a melhor forma de consumo.
No Brasil, 60% da produção de temperos vem de pequenos produtores. Na região de Cravinhos, em Ribeirão Preto, um casal vive em uma agrofloresta de cinco hectares com pelo menos 60 espécies de legumes, frutas, verduras e especiarias. A cúrcuma é um dos carros-chefes do sítio. No orquidário da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, dois mil vasos de orquídeas são material de estudo do Departamento de Biologia. O programa revela qual gênero da flor produz uma das especiarias mais caras do mundo.
O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 18, vai ao ar logo após a novela ‘Mania de Você’.
Tags
Programação