Foto: Globo/Divulgação |
A tecnologia abre um universo de possibilidades. O futuro prevê máquinas voadoras se multiplicando pelo céu de cidades inteligentes, metaverso, hologramas, inteligência artificial e novas possibilidades de conexões. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 4, mostra como os brasileiros estão desenvolvendo as tecnologias do futuro, cada vez mais próximas da nossa realidade. Com reportagens de Paulo Gonçalves, o programa é uma coprodução com a EPTV. “Este é um programa cheio de novas descobertas, com tecnologias disruptivas, onde os pioneiros abrem caminhos para a nova era”, afirma o repórter.
Na principal rua comercial da cidade de Campinas, a Rua Treze de Maio, o ‘Robertron’, um robô com câmeras, sensores e inteligência artificial, interage com humanos e aproxima e diverte os mais curiosos. Ele foi criado por dois amigos de faculdade, que lembram desde o início da jornada até a fundação de uma pequena fábrica de máquinas com inteligência artificial. Em um consultório localizado em Poços de Caldas, município de Minas Gerais, um robô recepciona os pacientes e atua como auxiliar odontológico. O programa mostra como a tecnologia avançada tem auxiliado em diversas áreas, como na saúde, em exames de imagem, cirurgias e tratamentos, unindo a mão do homem à precisão das máquinas.
Um superlaboratório, do tamanho de um estádio de futebol, vem transformando a ciência feita no Brasil. Instalado em Campinas, em São Paulo, o ‘Sirius’ é um acelerador de partículas capaz analisar diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas, que atrai o interesse do mundo. Lá, o repórter Paulo Gonçalves conhece os pesquisadores que têm trabalhado em estudos sobre o cérebro humano, a agricultura, energia e outros, a fim de revolucionar a pesquisa brasileira e internacional sobre o uso das novas tecnologias.
Brasileiro, formado em Santa Rita do Sapucaí, na região sul de Minas Gerais, Luciano Camilo é Doutor em Engenharia de Telecomunicações e atua no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Califórnia. Líder de comunicação e robótica, o engenheiro conta como é trabalhar com a mais alta tecnologia em telecomunicações e mostra quais são os impactos na vida do ser humano. E é também na cidade que formou Luciano, conhecida como o ‘Vale da Eletrônica’, que é desenvolvida a tecnologia da sexta geração de internet. O Instituto Nacional de Telecomunicações, o Inatel, lidera o projeto ‘Brasil 6g’, banda larga prevista para 2035, que dispõe de uma tecnologia mais eficiente na comunicação entre antenas, satélites e celulares.
O ‘Globo Repórter’ ainda revela como uma inovação tecnológica brasileira, com games educativos, está ajudando no desenvolvimento de crianças de Angola, na África. E mostra como o ‘eVTOL’, um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, que funciona como um carro voador, pode revolucionar a mobilidade urbana. “Foi muito impressionante ver os carros voadores. O programa é uma viagem pelas trilhas do futuro, como se a gente vivesse num filme de ficção”, conta Paulo Gonçalves.
O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 04, vai ao ar logo após a novela ‘Mania de Você’.
Tags
Programação