Vanessa Ficagna, Gabriela Pakuczewsky e Janice Salgueiro Silveira. Foto: Divulgação/Sabor&Arte |
É chegada a hora de conhecer a última finalista do reality Prato Brasil, que valoriza o talento de mulheres conectadas à gastronomia e ao universo do agronegócio. Nesta quarta-feira (16), às 22h, o canal Sabor & Arte exibe a disputa entre as candidatas do Sul do país. A vencedora da etapa se junta a Maristela Nicolellis, Adalgisa Mariano, Rafaela De Nápoli e Meire Putumuju, já classificadas pelas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Para conquistar a vaga na grande final, não basta apenas preparar um prato delicioso: é preciso que a candidata inclua na receita um ingrediente popular da sua região.
Os apresentadores Larissa Januário (Jantar O Quê/Sabor & Arte) e Tavinho Ceschi (Dia a Dia Rural/Terraviva) são jurados fixos do reality Prato Brasil. A cada etapa, eles ganham a companhia de um Chef do instituto de gastronomia Le Cordon Bleu, responsável por oferecer os prêmios do concurso.
A vencedora participa de um workshop em Paris, enquanto a segunda e terceira colocadas asseguram vaga em curso de curta duração, em São Paulo.
O reality Prato Brasil é uma parceria entre o Congresso Nacional das Mulheres do Agro e os canais Terraviva e Sabor & Arte. A grande final acontece no dia 24 de outubro, ao vivo para os inscritos no Congresso em São Paulo, e a exibição será feita em 13 de novembro na TV.
Conheça, a seguir, o perfil das candidatas da região Sul:
Vanessa Ficagna, de Corbélia (PR)
Natural de Corbélia, a Cidade das Flores, Vanessa é formada em Veterinária e dedicou grande parte de sua carreira à agroindústria familiar rural, trabalhando com queijos, embutidos e panificados.
Ela encontrou na cozinha não só uma forma de expressar suas raízes e tradições familiares, mas também um espaço para experimentar e aperfeiçoar receitas, como a preparação da costela, que acabou se tornando sua especialidade.
Janice Salgueiro Silveira, de Uruguaiana (RS)
Formada em Nutrição, Janice cresceu no campo e desenvolveu receitas especiais com cordeiros. Juntamente com a irmã, ela gosta de cozinhar para a família, num fogão a lenha.
Ao perceber a alta incidência de diabetes e obesidade na zona rural, iniciou um programa de conscientização para que os produtores aproveitem melhor suas terras e alimentos. No Prato Brasil, ela escolheu preparar um prato raiz, representando o que realmente se come na zona rural.
Gabriela Pakuczewsky, de Bocaina do Sul (SC)
Com formação em Gastronomia, Gabriela Pakuczewsky encontrou na cozinha sua verdadeira vocação. Como tantas mulheres, já exerceu múltiplas funções: ao mesmo tempo em que administrava sua editora, também lavava panelas.
Há um ano, assumiu a gestão da fazenda de seu avô. Ela acredita que o futuro da agricultura e da alimentação está nas mãos das mulheres e também se dedica a divulgar o turismo da serra catarinense, ajudando pequenos produtores e estabelecendo uma rede de fornecedores locais.
Tags
Programação