Dirigido por Antonio Pitanga, "Malês" ganha cartaz e teaser


Dirigido por Antonio Pitanga, "Malês" teve cartaz e teaser oficiais divulgados nesta quinta-feira, 3 de outubro, pela Imovision e pela Tambellini Filmes. O filme integra a programação da 26ª edição do Festival do Rio, com exibição hors-concours na Première Brasil no dia 10 de outubro, às 19h30, no Cine Odeon. O longa é uma produção de Flávio Ramos Tambellini, da Tambellini Filmes, com produção associada de Cacá Diegues e Lázaro Ramos, em coprodução com a Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme, e distribuição da Imovision. O longa estreia nos cinemas em 2025. 

Rodado em Cachoeira e Salvador, na Bahia, e em Maricá, no Rio de Janeiro, “Malês” mostra as difíceis condições de vida de homens e mulheres negros na Bahia do século XIX, no combate ao racismo extremo, à pobreza e à intolerância religiosa. O filme conta com um elenco de grandes nomes, entre eles Rocco e Camila Pitanga, filhos do diretor, Bukassa Kabengele, Samira Carvalho, Rodrigo de Odé, Heraldo de Deus, Wilson Rabelo (“Bacurau”), Edvana Carvalho, Indira Nascimento, Thiago Justino e Patrícia Pillar como a Mamãe A, além do diretor Antonio Pitanga. O roteiro é assinado por Manuela Dias e a direção de fotografia é de Pedro Farkas.




O drama, baseado em fatos históricos, retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão, em 1835. Encabeçada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, celebrado em janeiro pelo Islã. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.

No longa, Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes do levante que reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão. O filme também apresenta os outros nomes reais envolvidos na rebelião, como Ahuna (Rodrigo de Odé), Manoel Calafate  (Bukassa Kabengele), Vitório Sule (Heraldo de Deus) e Luís Sanim (Thiago Justino), além de personagens fictícios que retratam dramas reais, como Dassalu (Rocco Pitanga), Sabina (Camila Pitanga) e Abayome (Samira Carvalho). 

Malês tem patrocínio Petrobras / Petrobras Cultural e Governo Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá e Prefeitura de Maricá, um investimento BNDES, com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através da Lei Paulo Gustavo, Light, BahiaGás, Embasa, Ambev e Tupy, além de recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, FSA e BRDE.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato