O documentário 'Sem Vergonha', sobre a vida de Maria Alcina, compete na Mostra Brasil (Crédito: divulgação/Curta!) |
A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa nesta quinta-feira, dia 17, e o canal Curta!, fomentador do audiovisual nacional, participa com dois documentários. Viabilizados pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), ''Sem Vergonha'' e ''Alma Negra - Do Quilombo ao Baile'' são dois dos mais de 400 filmes selecionados para o festival e competem na Mostra Brasil.
O documentário ''Sem Vergonha'' estreia no dia 20 de outubro, na sala 2 da Reserva Cultural, às 21h20. Com direção de Rafael Saar e roteiro de Thiago Brito, a obra é protagonizada por Maria Alcina e recria sua carreira a partir de um rico material de arquivo e de musicais que a situam como a maior herdeira atual dos teatros de revista e das chanchadas brasileiras.
A partir de núcleos dramáticos que representam a espontaneidade de Maria Alcina, o documentário mostra como ela, perseguida durante a ditadura, travou uma batalha para se manter como artista. Tachada por contemporâneos como “só mais uma Carmen Miranda”, ela se aproximou do que há de mais popular em nossa música, cantando a letra de duplo sentido “calor da bacurinha” e atuando como jurada de programas de calouros. A produção é da Dilúvio Filmes.
Já ''Alma Negra – Do Quilombo ao Baile'', estreia no dia 21 de outubro, no Espaço Sala Augusta - Sala 1, às 21h30. Dirigida por Flávio Frederico e produzida pela Kinoscópio, a obra retraça a história do soul no Brasil, ritmo que marcou e embalou os ideais da população afro-brasileira no século passado.
O filme vai além da música e mostra como a popularização do movimento de afirmação da cultura negra e a luta política contra o racismo estão vinculados aos bailes de soul. Com depoimentos exclusivos, entrevistas antigas, reportagens e imagens de arquivo dos bailes brasileiros, o documentário mostra o surgimento do gênero no final dos anos 1960 até o ápice com os famosos bailes blacks no Rio de Janeiro e São Paulo durante os anos 1970.
Tags
Notícias