Adam Driver e Nathalie Emmanuel em cena de Megalópolis. Créditos: Cortesia Lionsgate US |
Megalópolis, novo longa do visionário diretor e roteirista vencedor do Oscar® Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão e Apocalypse Now), conta a história de um conflito épico na imaginária cidade de Nova Roma em que as pessoas precisam escolher entre o lado visionário utópico de Cesar Catilina (Adam Driver), com o projeto de uma nova versão de cidade, Megalópolis, e o pragmatismo realista de Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito). O que poucos sabem é que a inspiração do cineasta para o projeto de Cesar Catilina é brasileira.
Em entrevista para a imprensa em setembro, Coppola comentou que tanto o personagem de Adam Driver quanto o projeto defendido pelo artista na trama foram inspirados, respectivamente, em Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, e na capital do estado, Curitiba. De acordo com Coppola, o projeto da cidade brasileira o inspirou para criar o projeto igualmente utópico defendido por seu personagem principal, Cesar Catilina, que, assim com Jaime Lerner, é um urbanista visionário defensor de uma remodelação de Nova Roma.
Megalópolis teve sua estreia no Festival de Cinema de Cannes deste ano, quando disputou a Palma de Ouro. A história se passa na fictícia Nova Roma, uma cidade que vive um período de mudanças urbanas e uma disputa entre Cesar Catilina (Adam Driver), um urbanista sonhador, e Franklin Cicero (Giancarlo Esposito), ambicioso prefeito de Nova Roma. O elenco inclui Nathalie Emmanuel, Shia LaBeouf, Aubrey Plaza, Jon Voight e Laurence Fishburne. O lançamento nos cinemas está marcado para 31 de outubro, com distribuição da O2 Play.
Sinopse: A cidade de Nova Roma é o cenário de um grande conflito entre Cesar Catilina, artista idealista, e seu rival, o ganancioso prefeito Franklin Cicero. No meio deles está Julia Cicero, que deve escolher entre a lealdade ao pai e o amor por Cesar, enquanto decide que futuro a humanidade merece.