O documentário MARIAS, dirigido por Ludmila Curi, é um road movie que atravessa o Brasil e a Rússia contando a vida de Maria Prestes, nordestina que se tornou uma figura importante na luta pela reforma agrária no Brasil. Com distribuição da DESCOLONIZA FILMES, o longa tem estreia marcada para o dia 17 de outubro nos cinemas.
Nascida em Recife, Maria se engajou ainda muito jovem em movimentos políticos e, durante 40 anos, foi companheira de Luís Carlos Prestes, com quem teve sete filhos e viveu em exílio em Moscou. Mais do que um simples retrato, o filme apresenta a trajetória dessa mulher singular e, em seu percurso, destaca outras figuras femininas que também participaram ativamente de grandes momentos do último século, como Maria Bonita, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco.
Produzido pela PLANO 9 e LUMIÁ FILMES, o longa é uma obra que mostra a força e a resiliência das mulheres que lutam diariamente por justiça e igualdade, reunindo imagens de arquivo de mulheres atuando em grandes momentos da história do Brasil e do mundo. Dessa forma, iluminando as trajetórias de figuras femininas que, muitas vezes, tiveram suas histórias invisibilizadas.
A diretora Ludmila Curi compartilha sua inspiração para a obra: “Eu conheci a Maria em 2012, no meu último ano de repórter na imprensa carioca. Fiquei fascinada pela história da viúva do Prestes que eu nunca tinha ouvido falar. A trajetória de uma revolucionária que tinha atravessado grandes momentos do século XX não caberia em poucas páginas, ou minutos. Além de carregar o legado político de sua família, Maria andava na rua a falar com o povo, como o povo, e sobre o povo. Ao longo desses anos, aprendi muitas coisas com ela, mas a mais importante foi que desistir não é uma opção. A luta continua, companheira”.
Com uma carreira focada em temas políticos e sociais, Ludmila Curi já teve filmes exibidos e premiados em festivais, tanto nacionais quanto internacionais. Entre seus projetos, estão o curta Proibidão, vencedor do Prêmio Visão Social do Festival Entretodos, e o documentário Doutor Magarinos, advogado do morro, premiado no FestCineAmazônia e no Cine Favela Festival.
MARIAS é resultado de anos de pesquisa e dedicação, com imagens que testemunham a presença feminina em momentos históricos do Brasil e do mundo. O filme participou do 7º Festival Porto Femme, em Portugal, em abril de 2024, e conta com o incentivo do Ministério da Cultura/LongaDoc e do Edital de Distribuição da Lei Paulo Gustavo/RJ, além de apoio do FSA/Ancine/BRDE e de outras instituições culturais.