Canal Curta! e CurtaOn terão programação especial no Mês da Consciência Negra com atrações inéditas e exclusivas

Inédito e exclusivo, o documentário 'Malcom X - Por Qualquer Meio Necessário' é uma dos destaques da programação (Imagem: divulgação/Curta)

No mês da Consciência Negra, o Canal Curta! — que completa 12 anos — e o CurtaOn apresentam uma programação especial focada na negritude. Durante todo o mês de novembro, todas as estreias semanais de filmes e séries originais do Curta! serão relacionadas ao tema, além da já tradicional maratona no dia 20 de novembro, com 24 atrações durante o dia inteiro, a partir da meia-noite. Já no CurtaOn, estarão disponibilizadas 80 atrações, entre produções inéditas e exclusivas, incluindo “Malcolm X – Por Qualquer Meio Necessário”, “Mokambo: Força da Tradição Bantu”, “Panteras Negras: Vanguarda da Revolução” e uma seleção de filmes imperdíveis para serem vistos e revistos.

A primeira atração do mês é o documentário “Mokambo: Força da Tradição Bantu”, que chega ao Curta! no dia 8 de novembro, às 22h. O filme retrata a rica herança cultural trazida pelos povos de origem Bantu (maior número de escravizados no Brasil entre os séculos XVI e XVIII), como a capoeira, o samba, o dendê na culinária, religiões de matriz africana e até a influência no português falado no Brasil. Dirigido por Soraya Públio Mesquita, a obra foi inspirada no Terreiro Mokambo, onde está o Memorial Kisimbiê, que conta a trajetória do povo Bantu.

No dia 15 de novembro, às 23h, estreia a série original inédita e exclusiva “Libertárias: Mulheres Inspiradoras na História do Brasil”. Com episódios semanais, os três primeiros trazem mulheres negras: a guerreira Dandara dos Palmares; Maria Felipa, a marisqueira que combateu na Guerra de Independência do Brasil atuando na campanha de Independência da Bahia; e Tia Ciata, ícone do samba carioca.

Viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e produzida pela Kinopus, a produção resgata a importância dessas mulheres para a cultura brasileira, muitas delas invisibilizadas na historiografia oficial. A atração contribui com as discussões atuais sobre a posição da mulher no mundo contemporâneo. Os episódios vão ao ar às sextas-feiras, e a direção é de Rodrigo Grota.

O documentário internacional “Malcolm X – Por Qualquer Meio Necessário” estreia no dia 22, às 22h. Inédita e exclusiva, a obra apresenta a vida e a atuação política de um dos mais influentes pensadores negros do século XX, a partir de relatórios do FBI e das últimas revelações sobre seu assassinato. A direção é de Amine Mestari e a produção da Cinétévé e France Télévisions.

Exclusivo no canal, o documentário “Panteras Negras: Vanguarda da Revolução” será exibido dia 29, às 22h, dividido em duas partes, sempre às sextas-feiras. A produção conta com raras imagens de arquivo e depoimentos inéditos de jornalistas, agentes do FBI, e de integrantes do movimento, para mostrar o despertar cultural e político dos membros do Partido dos Panteras Negras e como ele influenciou a cultura americana.

A Maratona no canal Curta! no dia 20, Dia Consciência Negra, apresenta 24 produções, entre filmes e episódios de séries, a partir da meia-noite e com a última exibição começando às 23h. Os títulos que compõem a maratona são: “Carolina Maria de Jesus”, “Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar”, “Sessão PortaCurtas: Eu, Negra”, “Chiquinha Gonzaga - Música Substantivo Feminino”, “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - episódio: Terra de liberdade”, “Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana - episódio: Conceição Evaristo”, “Toni Morrison - Os Fantasmas da América”, “Rio, Negro”, “Meu amigo Fela”, “Balanço Black: Família Black”, “Clementina”, “Todas as Melodias”, “Candeia”, “A Ética do Silêncio - episódio: Brasil Monárquico - O Silêncio Constitucional”, “De Volta a Basquiat”, “Inconveniências Históricas - episódio: João Cândido, o Inconveniente”, “Dolores Duran - O Coração da Noite”, “Segundo Take - episódio: Eles Não Usam Black-tie”, “Diretores de Arte - episódio: Tiago Marques”, “Grandes Cenas - 2ª Temporada - episódio: Kbela”, “Companhias do Teatro Brasileiro - episódio: Teatro Experimental do Negro”, “Nós, Documentaristas - episódio: Joel Zito”, “Nós, Documentaristas - episódio: Emílio Domingos” e “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”.

No CurtaOn, a seleção em homenagem ao mês da Consciência Negra traz 80 atrações disponibilizadas já no início de novembro. Além dos documentários “Malcolm X – Por Qualquer Meio Necessário”, “Mokambo: Força da Tradição Bantu” e “Panteras Negras: Vanguarda da Revolução”, entre os títulos estão: “Cartola - Música para os olhos”; “Martin Luther King: um homem marcado”; “Na Trilha Do Som: Gilberto Gil”; “Damas Do Samba”; “Festa de Iemanjá”; “Deixa Na Régua”; “A Batalha do Passinho”; “Libertem Angela Davis”; “Designers do Brasil: J.Cunha” e “Jazz: O Dom”.

Os documentários internacionais estarão disponíveis no primeiro dia de novembro no CurtaOn – Clube de Documentários, no Prime Video Channels, da Amazon; na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Já os episódios de séries nacionais entram no CurtaOn um dia após a estreia no Curta!

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato