Canal Brasil exibe a Trilogia da Terra de Glauber Rocha na próxima quarta-feira (23)

"Deus e o Diabo na Terra do Sol"; "Terra em Transe"; e "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro". Crédito: Divulgação.  

Em 2024, o icônico filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964) completa 60 anos e o Canal Brasil preparou uma programação especial dedicada à Trilogia da Terra de Glauber Rocha. Na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro, exibe em sequência a partir das 21h o filme que marcou o Cinema Novo e outros dois sucessos do cineasta: "Terra em Transe" (1967) e "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (1969).

Em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", segundo longa-metragem de Glauber Rocha, o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) assassina seu patrão explorador. Ele foge com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal encontra abrigo em uma comunidade de Monte Santo, na Bahia, formada por seguidores do Beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento dos pobres. Porém, o movimento preocupa a Igreja e os fazendeiros e, por se sentirem ameaçados, contratam o matador de aluguel Antônio das Mortes (Maurício do Valle). Othon Bastos interpreta Corisco, um cangaceiro do grupo de Lampião e sobrevivente de um massacre ao bando na vida real.

Na sequência, em "Terra em Transe", Paulo Martins (Jardel Filho) é um jornalista e poeta que tem seus sonhos revolucionários feridos um por golpe de Estado na cidade fictícia de Eldorado. Ele decide reavaliar sua trajetória e se junta à líderes políticos. Enquanto isso, o senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) quer se tornar imperador de Eldorado, mas detesta seu povo. O longa-metragem garantiu os prêmios Luis Buñuel e Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) no Festival de Cannes em 1967.

A Sessão Especial Trilogia da Terra encerra com a exibição de "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", o primeiro longa em cores de Glauber Rocha e a continuação de "Deus e o Diabo na Terra do Sol". A história se inicia quando um grupo de cangaceiros apresenta o personagem Antônio das Mortes (Maurício do Valle), que recebe a tarefa de eliminar os cangaceiros da região. Mas, no caminho, ele se depara com a realidade e as dificuldades enfrentadas pelo povo sertanejo e começa a repensar sobre sua perspectiva de vida. O filme recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes em 1969.

Sessão Especial Trilogia da Terra
Horário: Quarta, dia 23/10, a partir das 21h30

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) (120’)
Horário: Quarta, 23/10, às 21h30
Classificação: 16 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Terra em Transe (1967) (118’)
Horário: Quarta, 24/10, às 23h30
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: País fictício da América Latina, Eldorado é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder. No centro dos acontecimentos, está o cínico jornalista Paulo Martins.

O Dragão Da Maldade Contra O Santo Guerreiro (1969) (110’)
Horário: De quarta para quinta, 24/10, à 1h20
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: De Glauber Rocha, a obra é uma das mais simbólicas do Cinema Novo Brasileiro. Ela acompanha Antônio das Mortes, um matador que aceita eliminar cangaceiros rebeldes, mas acaba envolvido com a causa do grupo. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato