Ailton Krenak, Samara Felippo e Aline Wirley estão na nova série na TV Cultura sobre educação antirracista

Foto: Divulgação TV Cultura

Na próxima terça-feira (15/10), a partir das 20h50, a TV Cultura celebra o Dia dos Professores com a estreia a série documental Por Uma Educação Antirracista. Com participações de nomes como Samara Felippo, Aline Wirley, Ailton Krenak, Daniel Munduruku e Nilma Lino Gomes, a produção aponta caminhos e mapeia práticas para toda aldeia que educa uma criança: escolas, famílias e comunidades. Os cinco episódios da série irão ao ar até sábado, sempre no mesmo horário.

A série explora temas como diversidade no ambiente escolar, valores ancestrais, respeito à natureza, o poder da voz e a importância da troca de saberes. A discussão vai para dentro da casa de famílias, como as da atriz Samara Felippo e da cantora Aline Wirley, partindo de um livro ou reflexão sobre o tema. Os episódios ainda contam com a mediação de educadores, além de comentários de importantes referências na luta por uma educação verdadeiramente antirracista no Brasil, como os líderes indígenas Ailton Krenak e Daniel Munduruku.
 
Episódios

Não comemore a minha dor! (terça, dia 15)

No primeiro episódio, Luana Génot, diretora executiva do Instituto Indentidades do Brasil, recebe o livro Preciosa, ao lado de sua família. Através de uma jornada lúdica e amorosa com as personagens Luna e Vó Dedé, a história apresenta valores e saberes afro-referenciados, como ancestralidade, memória e relacionamentos. Enquanto a professora da UFMG Nilma Lino Gomes comenta sobre o desenvolvimento de escolas antirracistas, a família participa de uma atividade desenvolvida pela facilitadora Nathalia Grilo, na qual suas experiências de vida servem de base para a valorização da cultura africana.

Educação Monocromática (quarta, dia 16)

No segundo episódio, Antônio e seus pais Aline Wirley e Igor Rickli recebem o livro Juntos Somos Mais. A história do livro se torna um jogo de tabuleiro com personagens de diferentes cores, raças e etnias. A partir do jogo, a facilitadora Iozodara Branco e a professora da UFSCAR Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva apresentam uma discussão sobre diversidade no ambiente escolar e a implementação de políticas de inclusão de professores, gestores e estudantes negros e indígenas.

Inocência tem cor? (quinta, dia 17)

No terceiro episódio, Samara Felippo e suas filhas Lara e Alicia conhecem a Verde Viva. Na história, a personagem principal cuida da sua comunidade com rituais que promovem conexões com a tradição africana e indígena. A família é convidada a plantar sementes que atravessam o imaginário do povo brasileiro, como arruda e alfazema. Valores ancestrais, respeito à natureza, ciência e tecnologia são abordados nessa atividade desenvolvida pelo facilitador Flávio Santos e comentada pelo escritor e jornalista Aílton Krenak.

Se o conhecimento não importa, eu não importo? (sexta, dia 18)

No quarto episódio, Fatou Ndiaye e sua família se encantam com A Alma da Cidade. Inspirada na obra de bell hooks, a história questiona ‘o que as jovens vozes do mundo têm a nos dizer?’. Com uma metodologia desenvolvida pela facilitadora Luana Tolentino e comentários da professora Aparecida de Jesus, a família é convidada a refletir sobre a voz como ferramenta poderosa, das tradições orais até os dias de hoje.

Conhecimento Indígena (sábado, dia 19)

No quinto episódio, a série aborda a luta contra a invisibilidade dos povos indígenas e seus conhecimentos. A professora Elisângela Suruí apresenta a possibilidade de construção de um livro coletivo, honrando uma educação a partir da troca de saberes, a ancestralidade e o diálogo intergeracional. A partir de comentários do escritor e jornalista Daniel Munduruku, Márcia Kambemba e sua família são convidados a refletir sobre o imaginário de histórias, lendas e mitos em que estão inseridos os curumins e cunhantãs.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato