Telecine trará sessões especiais de 'Emilia Pérez' e 'The Seed of the Sacred Fig' no Festival do Rio

Escolhido para abrir o Festival do Rio, 'Emilia Pérez' também terá uma Sessão Telecine, no dia 4, no Odeon

De 3 a 13 de outubro, acontece a 26ª edição do Festival do Rio, um dos eventos mais importantes da indústria cinematográfica brasileira. O Telecine estará presente com as sessões Telecine de ‘Emilia Pérez’, de Jacques Audiard, e ‘The Seed of the Sacred Fig’, do diretor dissidente iraniano Mohammad Rasoulof, ambas abertas ao público. Entre as coproduções do Telecine, ‘Os Enforcados’, ‘Baby’, ‘Malu’ e ‘Kasa Branca’ foram selecionados para a Competição Oficial de longas de ficção, a ‘Première Brasil’, enquanto ‘Avenida Beira-Mar’ e ‘A Procura de Martina’ concorrem na mostra ‘Novos Rumos’. No catálogo do Telecine — disponível no Globoplay, Prime Video Channels e plataformas de streaming das operadoras de TV paga —, a cinelist 'Festival do Rio' traz uma seleção de filmes que já passaram pelo evento. 

Sessões Telecine

No dia 4 de outubro, a Sessão Telecine no Festival do Rio exibe 'Emília Pérez', no Odeon, às 21h45. O filme levou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Interpretação Feminina (dividido entre Selena Gomez, Karla Sofía Gascón, Zoë Saldaña e Adriana Paz) no Festival de Cannes, em maio deste ano, e foi escolhido pela França para representar o país na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional na premiação de 2025. No Brasil, o longa chegará aos cinemas pela Paris Filmes, em fevereiro de 2025, e no catálogo do Telecine, após a janela de exibição nos cinemas. Dirigido e escrito pelo premiado cineasta Jacques Audiard (‘Ferrugem e Osso’, ‘O Profeta’), o filme acompanha Rita (Saldaña), uma advogada de um grande escritório que está mais interessado em libertar os criminosos do que em levá-los à justiça. Certo dia, ela recebe uma inesperada proposta: o líder do cartel, Manitas (Gascón), a contrata para ajudá-lo a se retirar de seu negócio e realizar um plano que vem preparando secretamente há anos: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. A trama é livremente adaptada do romance ‘Écoute’, de Boris Razon.

No dia 8 de outubro, às 21h, é a vez da Sessão Telecine de ‘The Seed of the Sacred Fig’, longa do diretor iraniano Mohammad Rasoulof que também fará parte do acervo Telecine. Por seu trabalho neste projeto, o cineasta foi condenado a oito anos de prisão e precisou se exilar na Alemanha para não ser encarcerado. O filme concorreu à Palma de Ouro neste ano e levou os prêmios: especial do júri, júri ecumênico, FIPRESCI, François Chalais (dedicado às obras que celebram os valores do jornalismo) e dos Cinemas Independentes Franceses (Prix des cinémas Art et Essai), além de ter sido escolhido pela Alemanha para representar o país na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. 

Na trama, o cineasta, que também assina o roteiro, explora o clima de paranoia que permeou Teerã durante os protestos populares contra o autoritarismo do regime iraniano, encabeçados pelas manifestações de rua do movimento 'Mulher, Vida, Liberdade'. A trama aborda essa crise pela perspectiva de uma família de classe média liderada por Iman (Missagh Zareh), um advogado dedicado que passa a atuar como magistrado investigador a serviço da Corte Revolucionária, cargo que o coloca na posição de validar diversas sentenças, inclusive as de morte. Em sua nova função, o homem entra em rota de colisão com sua esposa e filhas, que passam a questionar o papel dele no regime. Quando a arma de fogo que Iman guarda em casa desaparece misteriosamente, sua vida familiar cai numa espiral de desconfianças.

As duas sessões Telecine do festival vão oferecer combos gratuitos de pipoca e refrigerante para o público presente, além de uma dinâmica de cadeira premiada com brindes sorteados pela marca. Os ingressos podem ser adquiridos no site do festival. 

Coproduções em competição

O Telecine também estará presente no Festival do Rio com seis coproduções em competição. Na Competição Oficial de longas de ficção, a marca estará representada por ‘Os Enforcados’, de Fernando Coimbra; ‘Baby’, de Marcelo Caetano; ‘Malu’, de Pedro Freire; e ‘Kasa Branca’, de Luciano Vidigal. Já na mostra Novos Rumos, concorrem ‘Avenida Beira-Mar’, de Maju de Paiva e Bernardo Florim; e ‘A Procura de Martina’, de Márcia Faria. Confira os horários das sessões.

Programação na TV e no streaming

Na TV, o Telecine Cult exibe duas programações dedicadas ao festival, com filmes que já passaram pelo evento em edições anteriores. No dia 3, a partir das 17h35, o canal exibe grandes sucessos internacionais em sequência: ‘Monster’, ‘Benedetta’, ‘Vidas Passadas’ e ‘Retrato de Uma Jovem em Chamas’. Já no dia 8, a partir das 18h15, o segundo especial do Cult destaca longas brasileiros, com a exibição de ‘A Viagem de Pedro’, ‘A Porta ao Lado’, ‘Bacurau’ e ‘Medusa’. No catálogo do Telecine — disponível no Globoplay, Prime Video Channels e plataformas de streaming das operadoras de TV paga —, a cinelist ‘Festival do Rio’ também traz uma seleção de filmes que foram apresentados no evento em anos passados.

Sessão Telecine de ‘Emilia Pérez’
Data: 4 de outubro (sexta-feira)
Horário: 21h45
Local: Cine Odeon — Praça Floriano, 7 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050

Sessão Telecine de ‘The Seed of the Sacred Fig’
Data: 8 de outubro (terça-feira)
Horário: 21h
Local: Estação NET Botafogo — Rua Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22270-010

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato