Episódio inédito de 'Potências da Imagem' debate sobre o uso da imagem como ferramenta de luta, militância e resgate (Crédito: Divulgação/Curta!) |
A produção visual e audiovisual são importantes ferramentas na construção de registros sociais ao redor do mundo. Mas, o que fazer quando esse recurso privilegia apenas uma realidade? Em ''Política e Ativismo'', episódio inédito da série ''Potências da Imagem'', produção original do canal Curta!, os diretores Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos entrevistam artistas e especialistas que discorrem sobre o uso da imagem como ferramenta de luta, militância e resgate cultural.
Em um quilombo localizado na Amazônia, um artista usa fotografias e montagens para recuperar sua própria história. É o quilombola Joelington Rios, autor da série fotográfica ‘Entre Rios e Mocambos’, com a qual reafirma sua essência através de um trabalho que detalha sua origem.
''Eu tive a minha história brutalmente estraçalhada, como qualquer pessoa que seja de comunidade indígena, quilombola. Então, eu tenho feito esse resgate no sentido de mostrar outras possibilidades'', explica ele.
O uso da fotografia documental possui grande valor nesse processo, mas também requer certos cuidados, como destaca a artista e fotógrafa Ana Lira. ''Eu sempre tentei não responder ou não reproduzir os esquemas dessa fotografia documental tradicional que trata o fotógrafo como grande anunciador e o permite ocupar qualquer espaço de qualquer forma'', enfatiza.
O episódio traz ainda comentários dos filósofos Rodrigo Nunes e Rodrigo Guéron e do professor Jorge Vasconcellos, que investigam o uso das imagens no ativismo e como isso afeta positiva e negativamente o comportamento humano. A série documental é dividida em cinco episódios de 26 minutos e percorre e investiga as representações culturais que simbolizam. São eles: “Política e Ativismo”, “Sagrado”, “Ciência e Tecnologia”, “Vigilância” e “Corpo”.
''Potências da Imagem'' é produzida pela Aion Filmes e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A produção também pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. A estreia é no dia temático Terças das Artes, 10 de setembro, às 22h.
Segundas da Música – 09/09
22h30 – ''Damas do Samba'' (Documentário)
O filme provoca uma reflexão sobre o papel da mulher no samba. Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva do samba ao longo da história com enfoque no papel das mulheres em sua construção e composição. Direção: Susanna Lira. Duração: 75 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 10 de setembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 11 de setembro, quarta-feira, às 10h30; 14 de setembro, sábado, às 22h e 15 de setembro, domingo, às 16h20 e 16 de setembro, segunda-feira, às 0h45.
Terças das Artes – 10/09
20h30 – ''Brasil Visual - 2ª Temporada'' (Série) - Episódio: Corpo Máquina – INÉDITO E EXCLUSIVO
Nas proposições - visuais, sonoras e verbais - de Corpo Máquina, a indistinção humano-máquina não resvala em um apaziguamento dos conflitos. Diante da simbiose, o artista parece residir na sua capacidade de desfuncionalizar o trabalho da máquina, expondo as discriminações da inteligência artificial e do seu impacto em países que coexistem com a subalternização do trabalho. Direção: Rosa Melo. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 11 de setembro, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30; 12 de setembro, quinta-feira, às 8h30; 14 de setembro, sábado, às 19h; 15 de setembro, domingo, às 10h30.
22h – ''Potências da Imagem'' (Série) - Episódio: Política e Ativismo – INÉDITO E EXCLUSIVO
A imagem e o clichê na colonização do imaginário. Agenciamentos coletivos e vozes periféricas na construção política do cotidiano. Entre o quilombo e a cidade uma subjetividade artística se constitui. Direção: Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 11 de setembro, quarta-feira, às 2h e às 16h; 12 de setembro, quinta-feira, às 10h; 14 de setembro, sábado, às 20h30; 15 de setembro, domingo, às 12h.
Quartas de Cena e Cinema – 11/09
21h30 – No Intenso Agora (Documentário)
Documentário político que justapõe, através de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como: a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga, em meio à dominação da União Soviética, e a China de 1966 sob o regime de Mao. Esses episódios históricos foram presenciados e filmados pela mãe do diretor João Moreira Salles, que os reuniu neste filme. Direção: João Moreira Salles Duração: 127 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 1h30 e às 15h30; 13 de setembro, sexta-feira, às 9h30; 15 de setembro, domingo, às 14h.
Quintas do Pensamento – 12/09
21h30 – ''Caixa Postal'' (Série) - Episódio: Viagem - Graciliano Ramos e Dalcídio Jurandir – INÉDITO E EXCLUSIVO
Opostos complementares no panorama da literatura realista brasileira. O primeiro, de Alagoas, é árido, sertanejo e preciso. O segundo, do Marajó, é aquático, caboclo e mítico. Contudo, eram ambos amigos e entusiastas um do outro. Talvez exatamente por isso: por serem diferentes dentro de um contexto literário diverso, como é o brasileiro. Direção: Hilton Lacerda e Leticia Simões. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 13 de setembro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 14 de setembro, sábado, às 19h30; 15 de setembro, domingo, às 11h e 16 de setembro, segunda-feira, às 9h30.
Sextas de História e Sociedade – 13/09
22h20 – ''1968 - Um Ano na Vida'' (Documentário)
Fatos da vida em 1968, alguns lembrados, outros esquecidos. Através dos escritos do diário de Silvia Escorel, vemos como mês a mês, de janeiro a dezembro, eventos que marcaram época intercalados com experiências pessoais de quem viveu as demandas daquele momento com a intensidade própria dos seus vinte e poucos anos. Direção: Eduardo Escorel. Duração: 91min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 14 de setembro, sábado, às 2h20 e às 16h30; 15 de setembro, domingo, às 20h25; 16 de setembro, segunda-feira, às 16h20; 17 de setembro, terça-feira, às 10h20.
Sábado – 14/09
23h30 – ''Grandes Cenas'' (Série) - Episódio: Os Cafajestes
O diretor Ruy Guerra revela as razões que o levaram a filmar o longo travelling circular na cena da praia em "Os Cafajestes" (1962), um dos planos mais memoráveis do cinema brasileiro, que leva a personagem e o espectador ao limite do suportável. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 16 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de setembro, domingo, às 19h.
Domingo – 15/09
22h – ''Biocêntricos'' (Documentário)
Como você reinventaria o seu mundo tendo a natureza como modelo? Essa e outras provocações são respondidas através do olhar e da voz da bióloga e biomimetista Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, Janine revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética: uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica que busca soluções para nossos problemas, por meio da observação e da inspiração da natureza e do planeta Terra. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim. Duração: 108 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de setembro, segunda-feira, às 10h.
Tags
Programação