'Objetos Voadores: Um Segredo de Estado', documentário traz revelações factuais de fenômenos

O documentário 'Objetos Voadores – Um Segredo de Estado' aborda novas investigações sobre um assunto que sempre foi considerado ficção científica (Crédito: Divulgação/Curta)  

As noites estreladas são um convite para a imaginação e o mistério, especialmente se forem iluminadas por objetos incomuns. Em 'Objetos Voadores: Um Segredo de Estado', documentário inédito e exclusivo que estreia no canal Curta!, somos apresentados a novos horizontes no debate sobre os fenômenos aéreos não identificados, com revelações únicas que trazem perspectivas e cenários provocadores.
 
Na produção, o diretor francês Dominique Filhol lança mão de depoimentos exclusivos de políticos, militares e cientistas, além de documentos e imagens de arquivo para mostrar relatos de supostas aparições de objetos voadores não identificados, popularmente conhecidos como OVNIS. Esses informes foram se avolumando ao ponto de provocar a criação de órgãos governamentais dedicados a estudar os fenômenos, como o Programa AATIP, apoiado pelo governo dos EUA e, na França, o GEIPAN.

“Discordo totalmente de alguns cientistas que dizem que tudo é um absurdo. Se fizermos observações comprovadas com pessoas que estão acostumadas a observar, como os pilotos de caça, o que eles viram não é absurdo”, diz Pierre Bescond, membro do SIGMA 2, comissão francesa criada em 2008 para estudar os fenômenos.
 
Filhol também destaca como a abordagem científica para coletar e analisar casos relatados tem se tornado mais minuciosa, buscando explicar como movimentos, trajetórias e acelerações incomuns para aeronaves normais podem sugerir fenômenos e visitas inesperadas.
 
“Em primeiro lugar, não tinha asas. Pensei que era um helicóptero. Foi muito abrupto, como uma bola de pingue-pongue quicando na parede e mudando de direção à vontade. E a capacidade de pairar sobre a água, depois fazer uma subida na vertical e acelerar em menos de dois segundos e desaparecer é algo que nunca vi na vida”, relatou o piloto de caça David Fravor, em entrevista à CNN.
 
O documentário ‘Objetos Voadores: Um Segredo de Estado’ retraça o caminho dos estudos, desde as corridas armamentista e espacial durante a Guerra Fria, até chegar aos dias atuais. E diante do crescimento de reportagens, declarações e informações sobre os casos, fica a pergunta: estaríamos nos preparando para algo revelador?

“Acho que a revelação já ocorreu. Não acho que seja necessariamente um evento, acho que é um processo e que esse processo já começou. Isso é real. E há muito disso”, afirma Luiz Elizondo, celebrado ex-diretor da AATIP, programa avançado de identificação de ameaças aéreas.
 
Produzido pela Galaxie e fornecido pela Arte France, o documentário também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sexta da História e Sociedade, no dia 20 de setembro, às 23h00.

Episódio inédito de ‘Caixa Postal’ revela como Vinícius de Moraes e Chico Buarque compuseram música de álbum celebrado
 
O que Mar del Plata tem a ver com uma das mais belas canções da música brasileira? A distância entre Argentina e Brasil fez com que os versos de “Valsinha” fossem criados a partir de cartas trocadas entre Vinícius de Moraes e Chico Buarque. A história desta música é o tema de “Valsinha – Chico Buarque e Vinícius de Moares”, episódio inédito da série “Caixa Postal”, que vem sendo exibida no canal Curta!.
 
Com direção de Hilton Lacerda e Letícia Simões, que também assina o roteiro, ‘Valsinha’ monta, a partir de depoimentos exclusivos e imagens de arquivo, o quebra-cabeça criado por dois dos maiores nomes da música brasileira. O episódio é o terceiro de sete, cada um com 20 minutos de duração, com correspondências entre Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade; Caio Fernando Abreu e Maria Adelaide Amaral; Lygia Clark e Hélio Oiticica; Murilo Rubião e Otto Lara Resende; Neville d'Almeida e Hélio Oiticica, e Graciliano Ramos e Dalcídio Jurandir.
 
De lá, Vinícius, a quem Chico se referia carinhosamente como poeta, dizia que, às vezes, ‘o cara de fora’ tem um olhar diferente e que poderia mexer em uma ou outra coisa na canção. De cá, Chico conta que o público tem recebido tão bem a versão já rascunhada pelos dois que os shows têm pedido de bis.
 
“Vinícius mandou a música e Chico disse que tinha coisa na letra que podia mexer. Eles ficaram discutindo numa boa e acabou sendo uma música dos dois. E a princípio ela não tinha importância no disco e até hoje me cobram”, brinca Roberto Menescal, que produziu o álbum Construção, lançado em 1971.
 
O episódio retrata o contexto de repressão durante a Ditadura Militar, fazendo com que Vinícius pedisse ao amigo que retornasse do exílio na Itália e que viesse ‘fazendo barulho’. A partir daí, surge um dos mais celebrados álbuns da carreira de Chico Buarque, com letras fortes, como a faixa-título, e trabalhos mais doces, como Valsinha.

“Vinícius querendo trazer essa da coisa valsa de um casal que se ama, que vive a vida com uma grande paixão e Chico dizendo que não tem riqueza dramática. A riqueza dramática está no casal que não tem essa paixão e tem um momento sublime na vida”, conta o músico Tibério Azul.

“Caixa Postal” é uma produção da Pacto Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. A estreia é no dia temático Quintas do Pensamento, no dia 19 de setembro, às 21h30.
 
Segundas da Música – 16/09

22h30 – “Uma garota chamada Marina” (Documentário)


Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros. Direção: Candé Salles Duração: 71 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: 17 de setembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 18 de setembro, quarta-feira, às 10h30; 21 de setembro, sábado, às 22h30; 22 de setembro, domingo, às 16h30 e 23 de setembro, segunda-feira, às 2h40.

Terças das Artes – 17/09

20h30 – ''Brasil Visual - 2ª Temporada'' (Série) - Episódio: 11:11 – ÚLTIMO EPISÓDIO - INÉDITO E EXCLUSIVO

Formas divergentes de organização e compreensão do tempo nos dão a possibilidade de romper com a concepção linear da história. Sob esse viés, os entrevistados nos levam a intuir que a distopia não virá do futuro temido, ou o fim do mundo, uma vez que ela já chegou há eras e diversas vezes: escravização, destruição ambiental sistemática, antropoceno e colonialidade. Direção: Rosa Melo Duração: 26 min Classificação: 14 anos Horários alternativos: 18 de setembro, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30; 19 de setembro, quinta-feira, às 8h30; 21 de setembro, sábado, às 19h; 22 de setembro, domingo, às 10h30.

22h – ''Potências da Imagem'' (Série) - Episódio: Corpo – INÉDITO E EXCLUSIVO


Corpos dissidentes questionam os ideais da representação dominante na sociedade contemporânea. O corpo negro e a introdução da cena teatral no espaço museológico. Corpos não-binários expressam gestos e personagens na cena libertária do Vogue, um movimento que surge nas ruas. Corpo, sonho e palavra. Direção: Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos Duração: 26 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 18 de setembro, quarta-feira, às 2h e às 16h; 19 de setembro, quinta-feira, às 10h; 21 de setembro, sábado, às 20h30; 22 de setembro, domingo, às 12h.

Quartas de Cena e Cinema – 18/09

21h – “Grandes Cenas” (Série) - Episódio: Eles Não Usam Black-Tie

A atriz Fernanda Montenegro e o montador Eduardo Escorel partilham memórias e percepções da cena do feijão em "Eles Não Usam Black-tie" (1981), de Leon Hirszman, um momento sensível em que o íntimo e o político se encontram. Direção: Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Duração: 16 min Classificação: Livre Horários alternativos: 19 de setembro, quinta-feira, às 1h e às 15h; 20 de setembro, sexta-feira, às 9h; 22 de setembro, domingo, às 19h

Quintas do Pensamento – 19/09

21h30 – ''Caixa Postal'' (Série) - Episódio: Valsinha - Chico Buarque e Vinícius de Moraes - INÉDITO E EXCLUSIVO

Afinal, o que é a liberdade? Para Vinicius, é um rapaz apaixonado, que retoma a poesia e deseja amar, sem limites, como um bom integrante do movimento paz e amor. Para Chico, esse movimento já tinha sido arrastado pelo capitalismo, restando somente as roupas coloridas e folgadas. De hippie, mesmo, só a boutique. Direção: Hilton Lacerda, Leticia Simões Duração: 26 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 20 de setembro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 21 de setembro, sábado, às 19h30; 22 de setembro, domingo, às 11h e 23 de setembro, segunda-feira, às 9h30

Sextas de História e Sociedade – 20/09

23h – ''Objetos Voadores – Um Segredo de Estado'' (Documentário)

Uma investigação rigorosa sobre um assunto que sempre foi considerado ficção científica. Os OVNIs existem, e oficiais do Pentágono, da NASA e de outras instituições de prestígio provarão isso a você. Eles revelarão a existência de um programa ultrassecreto criado nos anos 2000 que vem estudando e filmando objetos voadores não identificados em nossa atmosfera. Estamos prontos para a verdade? Direção: Dominique Filhol Duração: 52 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 21 de setembro, sábado, às 3h e às 17h; 22 de setembro, domingo, às 22h; 23 de setembro, segunda-feira, às 17h; 24 de setembro, terça-feira, às 11h

Sábado – 21/09

20h – ''Asdrúbal trouxe o Trombone'' (Série) - Episódio: Mocidade Independente


Mocidade Independente. Aquela Coisa Toda, no teatro Ipanema; Asdrúbal Trouxe o Trombone, em curso, no Parque Lage; a trupe no programa de Tv Mocidade Independente; a criação e realização do Circo Voador, no Arpoador, verão de 1982. Direção: Hamilton Vaz Pereira Duração: 29 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 22 de setembro, domingo, às 11:30

Domingo – 22/09

20h30– ''Fotografação'' (Documentário)


Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, em que as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se quase uma ameaça. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo, Ataliba Benaim Duração: 75 min Classificação: 10 anos

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato