No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Canal Brasil exibe programação especial

''Lapso'', de Caroline Cavalcanti; ''Seremos Ouvidas'', de Larissa Nepomuceno; ''Big Bang'', de Carlos Segundo; e ''Lugar de Ladson'', de Rogério Borges. Foto: Divulgação.

Neste sábado (dia 21), é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Com isso, o Canal Brasil exibe uma programação especial com oito curtas-metragens que abordam o tema, a partir das 14h30: ''Lapso'', de Caroline Cavalcanti; ''A Busca do Eu e o Silêncio'', de Giuliano Robert; ''Seremos Ouvidas'', de Larissa Nepomuceno; e ''Lugar de Ladson'', de Rogério Borges, que contarão com recursos de acessibilidade. Também integram a programação os curtas “O que Pode um Corpo?”, de Márcio Picoli e Victor Di Marco; “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides”, de Jonatas Rubert; “A Pessoa é Para o Que Nasce”, de Roberto Berliner; e “Big Bang”, de Carlos Segundo.

Selecionado para a Mostra Competitiva Generation do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim e vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas no 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, em 2023, “Lapso”, de Caroline Cavalcanti, faz sua estreia no canal. O filme conta a história de dois adolescentes de uma periferia de Belo Horizonte que cumprem uma pena socioeducativa e passam a compartilhar experiências e desafios. As vivências da surdez retratadas na produção vêm da própria diretora e equipe do curta, que têm deficiência auditiva. O filme será exibido com legendas, libras e audiodescrição.

Também integra a maratona o curta-metragem “Lugar de Ladson”, de Rogério Borges. A história gira em torno de um jovem com baixa visão que não sai de casa há muito tempo e planeja um encontro amoroso durante a pandemia. O filme é ambientado em Rio Claro, no interior de São Paulo. A exibição do curta contará com o recurso da audiodescrição.

Em “Big Bang”, de Carlos Segundo, Chico é interpretado por Giovanni Venturini. Ele trabalha com conserto de fornos, é um homem introspectivo e vive as consequências da exclusão social por conta de sua altura. Gravado em Uberlândia, interior de Minas Gerais, o curta circulou por mais de 75 festivais e premiações nacionais e internacionais de cinema, com destaque para o Prêmio Grande Otelo (2023), em que foi eleito Melhor Curta-Metragem de Ficção, e para o Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, em 2022, onde venceu o prêmio de Melhor Curta de Autor (Carlos Segundo).

Maratona Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Horário: Sábado, 21/09, a partir das 14h30

A Busca do Eu e o Silêncio (2021) (20’) - legenda e libras
Horário: Sábado, 21/09, às 14h30
Direção: Giuliano Robert
Classificação: Livre

Sinopse: O primeiro contato que Márcia teve com uma pessoa surda foi com seu filho, o diretor Giuliano. No documentário, o cineasta apresenta a trajetória de sua mãe ao criar uma ponte entre o som e o silêncio em um país que ainda negligencia uma população de mais de 10 milhões de pessoas surdas.

''Lugar de Ladson'' (2022) (21’) -  audiodescrição
Horário: Sábado, 21/09, às 14h45
Direção: Rogério Borges
Classificação: Livre

Sinopse: O filme é uma ficção sensível sobre Ladson, um jovem com baixa visão, de Rio Claro, interior de São Paulo, que não sai de casa há muito tempo e tenta marcar um encontro amoroso durante a pandemia. Ele se prepara para esta aventura contando com a ajuda de sua amiga Jéssica.

''O Que Pode um Corpo?'' (2020) (14’)
Horário: Sábado, 21/09, às 15h10
Direção: Márcio Picoli e Victor Di Marco
Classificação: Livre

Sinopse: Victor empresta seu corpo com deficiência para mostrar a sua vivência na sociedade e faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.

''Seremos Ouvidas'' (2019) (13’) - legenda e libras
Horário: Sábado, 21/09, às 15h25
Direção: Larissa Nepomuceno 
Classificação: Livre

Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

''A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides'' (2021) (4’)
Horário: Sábado, 21/09, às 15h35
Direção: Jonatas Rubert
Classificação: Livre

Sinopse: De forma lúdica e por meio da animação, o diretor fala sobre o amor pelo irmão (Tiago) e pelo tio (Cleber), ambos com Síndrome de Down.

''A Pessoa é Para o Que Nasce'' (2003) (12’) 
Horário: Sábado, 21/09, às 15h40
Direção: Roberto Berliner
Classificação: 12 anos

Sinopse: A vertigem da visão. A ausência que provoca excesso. O compromisso com a sobrevivência. A experiência da vida através da falta. Três irmãs cegas cantam em troca de esmola em Campina Grande, Paraíba.

''Big Bang'' (2022) (14’)
Horário: Sábado, 21/09, às 15h50
Direção: Carlos Segundo
Classificação: 14 anos

Sinopse: Chico trabalha consertando fornos. Solitário, ele vive um conflito interno contínuo. Face a um sistema que lhe exclui pelo seu tamanho, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência. 

''Lapso'' (2024) (25') - legenda, libras e audiodescrição
Horário: Sábado, 21/09, às 16h05
Direção: Caroline Cavalcanti
Classificação:  anos 

Sinopse: Após praticarem atos de vandalismo, Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde se conhecem, passando a compartilhar afetos e incertezas. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato