Na CNN Brasil, head do WhatsApp é o entrevistado do ''É Negócio''

Guilherme Horn (à esquerda), head do WhatsApp para Mercados Estratégicos, e Carlos Sambrana, no ''É Negócio''. Foto: Divulgação/CNN Brasil  

Na CNN Brasil, o entrevistado de Carlos Sambrana no programa ''É Negócio'' desta semana é Guilherme Horn, head do WhatsApp para Mercados Estratégicos. A atração será exibida no domingo, dia 08, às 20h45.

Pelo WhatsApp, todos os dias no mundo, são enviadas mais de 100 bilhões de mensagens. E o Brasil ocupa um lugar especial nesse cenário. ''É onde a gente vê maior intensidade de uso”, diz Guilherme. E a que ele atribui isso? ''Eu acho que tem um componente histórico importante, porque quando o WhatsApp entrou em alguns países, especialmente em países emergentes, o SMS era muito caro. A gente pagava para enviar, pagava para receber. E o WhatsApp veio como uma alternativa gratuita. Agora, tem elementos culturais também. A gente gosta de conversar. A gente está na fila do banco e faz quase uma amizade, ali. Na fila do supermercado, a gente bate-papo, pede indicação de produto. E o WhatsApp é a plataforma ‘conversacional’ do brasileiro''. 

Referência no cenário brasileiro de inovação, Guilherme Horn tem mais de 30 anos de experiência como executivo e empresário. Fundou a corretora digital Ágora, a plataforma digital de investimentos Órama e é autor do best-seller "O Mindset da Inovação''.  

Hoje, um de seus desafios é a implantação de projetos que gerem receitas a partir do aplicativo gratuito, no Brasil, na Índia e na Indonésia. 

A ferramenta não serve só para o bate-papo. A versão corporativa do aplicativo, o WhatsApp Business, está se tornando mais popular, com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo. 

Falando em negócio, o executivo explica que o app também oferece o WhatsApp API para médias e grandes empresas, este já numa versão paga. E que hoje já gera uma receita global de US$ 10 bilhões anuais. Mas ainda há muitos pequenos negócios que utilizam a versão messenger para fazer transações. ''A gente sabe que hoje se vende pelo WhatsApp mais do que se vende no e-commerce brasileiro'', afirma. ''Durante a pandemia aqui no Brasil, quando as pequenas empresas estavam com suas lojas fechadas, as empresas estavam impedidas de abrir seus escritórios, suas lojas, o WhatsApp foi o grande responsável por mantê-las abertas, mantê-las vivas. O impacto do WhatsApp na economia brasileira é muito grande''. 

Em ano de eleição municipal, o executivo falou também sobre o papel das redes sociais na disseminação de fake news. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato