Foto: Divulgação MUBI |
Distribuidora global de filmes, serviço de streaming e produtora, a MUBI tem o prazer de anunciar o lançamento da série extraordinária do artista William Kentridge, Self-Portrait As a Coffee-Pot. Depois das pré-estreias especiais no Festival Internacional de Toronto e BFI London, além da apresentação no Arsenale Institute for the Politics of Representation, durante a Bienal de Arte de Veneza em 2024, a série chega com exclusividade à plataforma em todo o mundo no dia 18 de outubro.
Revelando o processo criativo, Self-Portrait As A Coffee-Pot é uma deslumbrante série de filmes, em nove episódios, do artista sul-africano William Kentridge, conhecido por seus desenhos animados para projeção, bem como por suas produções de escultura, teatro e ópera nos últimos quarenta anos. A obra de Kentridge faz parte do acervo artístico do Instituto Inhotim e foi tema de exposições na Pinacoteca de São Paulo, Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.
Filmada em seu estúdio em Joanesburgo durante e após a pandemia de Covid-19 e inspirada em parte em Charlie Chaplin, Dziga Vertov e no humor inovador do cinema antigo, esta série animada de vinhetas distintas, mas interconectadas, ora humorísticas, ora filosóficas, políticas e investigativas, é um hino à liberdade artística e ao poder da imaginação, mesmo quando confrontada com o desafio do isolamento em espaços fechados.
Reunindo animações desenhadas à mão, colagens, performances e música, além de diálogos com colaboradores e sósias, a série nos convida a entrar na intimidade do estúdio, em que descobertas compartilhadas sobre cultura, história e política, e verdades profundas sobre as maneiras como vivemos e pensamos hoje, são reveladas por meio da criação de obras de arte.
Para marcar o lançamento em outubro de 2024, os filmes serão exibidos por três dias em uma intervenção imersiva na Hauser & Wirth 18th Street em Nova York.
Além disso, uma série de conversas, apresentadas por William Kentridge com convidados especiais, será realizada ao longo de três noites, de 22 a 24 de outubro. Mais detalhes serão anunciados em breve.
William Kentridge diz: “Self-Portrait as a Coffee-Pot é uma série feita para oferecer aos espectadores um senso e espírito de possibilidade, da perspectiva de um artista. Pretende ser uma experiência polêmica sobre uma maneira de trabalhar, uma confiança em dar a uma imagem o benefício da dúvida e ver o que emerge... No fundo, esta é realmente uma série sobre o otimismo e o ato de fazer, em si. Há um otimismo inerente na atividade de pegar o pedaço de papel em branco no começo e ter algo no final. Se há um argumento central que tenho a oferecer e envolver o público, seria a defesa de um otimismo de fazer”.
Uma inovação empolgante para os mundos do entretenimento filmado e da arte, o lançamento representa uma combinação sem precedentes de aquisição de belas artes e direitos de streaming. Marca a primeira vez em que a MUBI adquiriu direitos globais exclusivos para uma edição em série de uma obra de arte - a primeira de um número limitado de edições de Self-Portrait As A Coffee-Pot vendidas pelas galerias do artista.
A série de nove episódios, criada e dirigida por William Kentridge, tem produção executiva de Rachel Chanoff e Noah Bashevkin da THE OFFICE PERFORMING ARTS + FILM, Joslyn Barnes da LOUVERTURE FILMS e do WILLIAM KENTRIDGE STUDIO, e foi editada por Walter Murch, Janus Fouché e Žana Marović.
Lista de episódios (todos disponíveis em 18 de outubro na MUBI):
1: A Natural History of the Studio (22 min 03 seg)
2: Self Portrait as a Coffee-Pot (33 min 15 seg)
3: Vanishing Points (34 min 19 seg)
4: Finding One’s Fate (31 min 02 seg)
5: AS IF (27 min 29 seg)
6: A Harvest of Devotion (31 min 24 seg)
7: Metamorphosis (25 min 31 seg)
8: Oh To Believe in Another World (31 min 23 seg)
9: In Defence of Optimism (26 min 53 seg)