Inédito na TV, documentário sobre o DOPS estreia no Canal Brasil nesta terça-feira (03)

Cena do documentário ''DOPS: Uma Arqueologia da Violência''. Foto: Divulgação

O longa-metragem documental ''DOPS: Uma Arqueologia da Violência'', dirigido por Sanzio Cânfora, estreia nesta terça-feira, dia 3 de setembro, às 20h, no Canal Brasil. Inédito na televisão, o filme busca investigar como funcionava um dos maiores símbolos da repressão na ditadura militar no Brasil, o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), que torturou milhares de presos políticos.

O documentário apresenta entrevistas com ex-presos da década de 1970, revela documentos e imagens de arquivo da visita da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao Sistema Carcerário do prédio no ano de 1997. A produção tem o objetivo de gerar reflexões sobre a violência policial e denunciar a violação aos direitos humanos, assim como mostrar a disputa de narrativas entre defensores e denunciantes.

DOPS: Uma Arqueologia da Violência (2023) (75')
Inédito
Horário: Terça, dia 3/09, às 20h
Classificação: 16 anos
Direção: Sanzio Cânfora

Sinopse: O filme explora as evidências materiais das modificações feitas no prédio do DOPS de Belo Horizonte com a finalidade de repressão política e de violação dos direitos humanos durante o regime militar e depois dele. O filme traz também a disputa narrativa que se deu entre vítimas de tortura e delegados do DOPS durante a CPI do Sistema Carcerário em 1997.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato