Foto: Globo/Divulgação |
Na contagem regressiva para as eleições municipais, o maior produto digital de notícias do Brasil acaba de lançar uma campanha, em que convida o público a ‘colar no g1’ e acompanhar a cobertura em tempo real da corrida eleitoral. Com exibição na TV e no ambiente digital, os filmes trazem uma linguagem leve, acessível e foram desenvolvidos para falar com todas as idades, em especial com quem vai votar pela primeira vez.
Marcela Berlandez, redatora especialista do time de Marca e Comunicação da Globo, conta que a ideia para a campanha foi inspirada no trabalho do artista plástico Paulo Climachauska, que utiliza equações para criar imagens. “Criamos um ambiente que demonstra que a notícia é materializada por meio de uma série de processos, tais como checagem e coleta de dados. Usamos palavras, letras e números que se transformam em candidatos e urnas eletrônicas, visando mostrar a engenharia de dados que envolve a cobertura de uma eleição, ilustrando o comprometimento intrínseco do g1 com o público. O campo semântico da marca também permitiu a criação de um slogan de uma campanha mais jovem, de rápido entendimento e convidativo, de certa forma. Colar no g1 é como ter um aliado dos fatos”, diz.
"É um slogan que resume bem a nossa vocação: ao convidar o público a "colar no g1", estamos falando sobre estar próximo, fazer parte do dia a dia das pessoas, com informação de qualidade, linguagem descomplicada, acessível e de forma gratuita. Uma narrativa que se conecta com audiências de todas as idades e que explica o alcance do produto, de quase 60 MM de usuários únicos por mês”, destaca Thaisa Coelho, Head de Produto do g1.
Para que os usuários possam se manter conectados com as principais notícias da sua região, de um jeito rápido e prático, a campanha incentiva a experiência de consumo a partir do aplicativo do g1, maior app de jornalismo do país. Com o apoio de 52 afiliadas espalhadas pelo Brasil, o público acompanha entrevistas, debates, pesquisas e todas as informações sobre o serviço, para ajudar os eleitores no dia de votação.
A agilidade na divulgação da apuração de cada cidade e o senso de urgência na checagem de fatos, combatendo a desinformação e a propagação de notícias falsas, também são destaques na campanha do g1, que tem mais de 40 milhões de seguidores nas redes sociais. Partindo de uma curadoria de excelência, o conteúdo e linguagem são adaptados para cada plataforma, levando diferentes formatos – como vídeos curtos, galerias de imagens e podcasts - que contextualizam, resumem e descomplicam temas e otimizam a rotina de consumo. Além do hardnews, o g1 conta ainda com uma grande diversidade de temas com editorias dedicadas a assuntos como ‘Pop & Arte’, educação, carros, jogos e guia de compras, trazendo leveza e atendendo a múltiplas necessidades do dia a dia.
Tags
Notícias