Documentário inédito ''De Você Fiz Meu Samba'' estreia no Canal Brasil nesta terça

Angela Nenzy, que morreu em 2020, foi mulher do sambista Wilson Moreira (1936-2018). O filme foi dedicado a ela. Foto: Divulgação

O documentário ''De Você Fiz Meu Samba'', dirigido por Isabel Nascimento Silva, estreia nesta terça-feira, dia 10 de setembro, às 19h, no Canal Brasil. O filme acompanha a rotina de viúvas de cinco grandes nomes do samba carioca da década de 1960 em diante, além de suas histórias de amor e memórias. 

''Estrear o documentário após uma trajetória sólida em festivais, tanto brasileiros quanto internacionais, e agora em um canal de grande relevância para o cinema, como o Canal Brasil, representa uma oportunidade de alcançar novos públicos'', comenta Isabel Nascimento.

Foi a partir de uma reportagem para o jornal O Globo, em 2010, que a jornalista Mariana Filgueiras encontrou - e se encantou - com essas histórias. A matéria sobre viúvas que guardam acervos de sambistas, muitos inéditos, deu origem anos depois ao argumento que a jornalista escreveu para a Hysteria, núcleo da Conspiração Filmes voltado para personagens femininas. No documentário, Mariana atuou como pesquisadora e roteirista em parceria com Isabel de Luca, cocriadora do núcleo ao lado de Isabel Nascimento. 

“Nós entrevistamos 11 viúvas de grandes sambistas para o filme, e selecionamos cinco histórias que se complementavam, que traziam temas importantes para o documentário. É importante dizer que todas essas mulheres se reinventaram depois de perderem seus parceiros de vida, elas não vivem à sombra deles, elas recomeçaram uma vida nova, mesmo com muito amor e saudade. Essa mensagem de recomeço a partir de um legado cultural é muito forte!”, explica Mariana Filgueiras sobre o processo de pesquisa.

“De Você Fiz Meu Samba” traz histórias de amor, saudade, memórias e muitos acervos musicais a partir dos depoimentos de cada uma das cinco viúvas, moradoras do subúrbio do Rio de Janeiro. Entre elas, a viúva do sambista Wilson Moreira, Angela Nenzy, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19. O filme é dedicado a ela. Além de Angela, também participaram do filme Liette de Souza, Jane Pereira, Denize Correia e Bertha Nutels - viúvas dos sambistas e compositores Roberto Ribeiro (1940-1996), Luiz Carlos da Vila (1949-2008), Ratinho (1948-2010), Delcio Carvalho (1939-2013), respectivamente.

O longa também procura refletir sobre a força da mulher no enfrentamento ao machismo da época. O documentário mostra como muitas precisaram abrir mão de seus projetos para que os compositores e sambistas pudessem realizar seus sonhos. Hoje, elas mantêm grande parte dessa história da música brasileira viva. “Muitas viúvas enfrentaram situações de negligência e discriminação em um cenário predominantemente masculino e estruturalmente machista — desde colaborações profissionais não reconhecidas até a naturalização da infidelidade masculina. Neste filme, busquei trazer um olhar sensível, próximo e afetuoso sobre a condição feminina. Abordei temas como resistência, resiliência, paixão e esperança, que são características intrínsecas às mulheres”, explica a diretora.

O filme estreou no Festival do Rio (2022) e, em seguida, passou pela 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2022), In-Edit Brasil (2023) e Los Angeles Brazilian Film Festival (2023). 

De Você Fiz Meu Samba (2022) (72') 
Inédito
Horário: Terça, dia 10/09, às 19h
Classificação: 12 anos
Direção: Isabel Nascimento Silva

Sinopse: De Você Fiz Meu Samba acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca que em um trabalho invisível se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira. Defendendo uma história feminina sobre a cultura nacional, o documentário trabalha num limite tênue entre o quanto elas foram parceiras importantes nas carreiras desses grandes sambistas e o quanto renunciaram à própria vida para viver o sonho do outro.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato